Você sabe o que fazer para controlar as contas e como garantir uma aposentadoria financeira saudável? Para responder essa pergunta o Mais Vivência entrevistou o consultor Francisco Barbosa Neto. O trabalho do Francisco é apresentar as informações sobre uma visão empresarial que envolva desde o planejamento estratégico, a definição das informações administrativas financeiras e sua inter-relação. Tudo para garantir que as decisões sejam otimizadas.
Mais Vivência - Tem alguma forma poderosa para garantir grana na terceira idade, quando estamos naquela fase de já não pegar mais no batente, porque já deu esse gasto?
Francisco Barbosa Neto - A primeira etapa é ter um sonho, saber o que quer da sua vida e quantificar esse sonho. Se você quer comprar uma casa e essa casa custa R$ 120.000,00 e você pretende comprá-la em cinco anos, você precisaria de uma economia de R$ 24.000,00 por ano. Se você dividir isso por mês, dá 2 mil reais por mês. Some isso as suas despesas que você tem dentro do seu lar, da sua casa, você tem a sua receita do mês. Se a sua receita for equivalente a esse conjunto de despesas o seu sonho está completo. Caso contrário vai ter que ajustar o seu sonho à sua realidade financeira. O que acontece é que as pessoas têm um sonho e não conseguem quantificá-lo. Então elas gastam mais do que arrecadam.
MV - Problema da maioria dos brasileiros?Francisco - E do governo também.
MV - Existe alguma técnica para a gente controlar, medir essa questão financeira na nossa própria casa?
Francisco - Existe! Existe uma ferramenta chamada fluxo de caixa. Você pode pegar uma folha de papel e fazer duas operações aritméticas, soma e subtração. Soma de um lado todas as entradas e de outro todas as despesas de dinheiro que tem dentro da sua casa. A diferença é o resultado final que tem no seu caixa. Em resumo, precisa ter dinheiro para assumir os compromissos do seu dia a dia.
MV - Nós não fomos educados para isso não é verdade?
Francisco - Você falou uma grande verdade. Nós não fomos educados para isso. Passamos um fase onde existia uma inflação muito grande e ninguém precisava controlar muito. Época que se ganhava, e muito, deixando o dinheiro no banco.
MV - E a terceira idade é filha dessa época de inflação altíssima, não é mesmo?
Francisco - Você tocou num assunto muito importante. As pessoas não estão acostumadas a isso. E elas não aceitam esse tipo de ferramenta. Então quando o filho, ou neto fala: “Ô pai, ô vô, tem uma maneira mais fácil”? Ele vira e diz o seguinte: “Eu ganhei muito dinheiro com aquela outra fórmula e não posso aceitar essa”.
MV - Será que não é uma consequência natural de ter muita gente hoje vivendo na dificuldade?
Francisco - Em parte sim. Mas, na realidade, mudou-se o paradigma da economia. Mudou-se a forma de se administrar tanto uma empresa quanto uma vida. E para isso nós temos que usar essa ferramenta chamada fluxo de caixa.
MV - É muito complicada? Qual o segredo?
Francisco - Complicada nada. É uma ferramenta fácil, muito simples. É só colocar tudo aquilo que você tem de receita de um lado, tudo que você gasta de outro e fazer a soma e a subtração. Soma de tudo que entra menos tudo que você paga.
MV - Se der vermelho?
Francisco - Se der uma diferença, de acordo com o que fez no planejamento, está no caminho certo. Caso contrário terá que adaptar o seu sonho a sua realidade financeira. Então na verdade, só tem que planejar o seu sonho. Qual é o seu sonho de vida? Só prá finalizar, gostaria de destacar que as pessoas são movidas à base de esperança, devem ter planos, sonhos e para conquistá-los é preciso ter disciplina nas finanças, pois o descontrole gera ansiedade, insegurança e baixa estima.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSwmlNXowLkT9ESBO5Pg-J2VEUSwy_LOgNxST3ShVkRRwDl8pAanMpLtywGgHuuMyBrJ5JQ86R7IfB5QV4uYae2-f3rMkokPRKki2CXaiIeGeoZg0lbEo25g5wPlxHKM-RiSmIKKG50g/s320/fluxoCaixa.jpg) |
Ferramenta indispensável para a boa saúde financeira |