quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jovens de Itapecerica levam a magia do teatro mudo ao Céu Campo Limpo


Uma equipe de atores da Secretaria de Cultura, núcleo Valo Velho, fez uma apresentação especial no Céu Campo Limpo em São Paulo. A Peça Psiu que trabalha, entre outros, com os personagens de Charles Chaplin e o Gordo e o Magro, volta à época do cinema mudo e os atores seguram toda a interpretação com gestos e mímicas.

foto: Edilene Mendonça

“Esse evento já é parte de nossa meta para 2007, levar nossos jovens para eventos em outras cidades”, destacou o diretor de Cultura Luiz Farias. “Vale ressaltar que neste 2007 vamos fazer o intercâmbio cultural, crescer, inovar e reforçar a valorização da nossa arte. Para isso vamos firmar novas parcerias para trazer eventos de cidades vizinhas que possam colaborar no enriquecimento cultural de nossos jovens”, completou o diretor.

Para o professor de Teatro da Secretaria de Cultura, André dos Anjos, “conhecer novos lugares é parte fundamental do processo de evolução, porque ajuda no desenvolvimento sócio-cultural de toda turma. Além de motivar, estimular e incentivar os alunos a um crescimento cada dia mais profissional”.

A equipe da peça Psiu, que também já realizou diversas apresentações em Itapecerica, conta com direção do Professor André dos Anjos e interpretação dos alunos Diego Sampaio, Juliana Froide, Nero Oliveira, Kelly Alves, Lenilda Lopes, Vanessa Alves, Sendy Domingues, Ramon Domingues e Carol Beanchin.

Academias públicas já têm mais de 2mil alunos


A Prefeitura de Itapecerica da Serra está comemorando a crescente adesão dos munícipes às academias públicas da cidade. Até o momento já são mais de 2 mil alunos nas cinco academias, localizadas no Ginásio de Esportes, Jd. Marilu, Jd. São Pedro, Jd. Branca Flor e Pq Paraíso. “A prática esportiva bem programada traz saúde, entretenimento, convívio social e lazer para o nosso povo”, observou o prefeito Jorge Costa.

As academias de Itapecerica contam com 18 professores e 12 estagiários que atendem os 2.288 alunos, quase 800 a mais que setembro do ano passado. A academia do Ginásio, pelo espaço e infra-estrutura tem o maior números de usuários, 1.352. Na seqüência estão Jd. São Pedro (musculação) com 357 alunos, Parque Paraíso (aeróbica e localizada) última a ser inaugurada há dois meses com 243, Jd. Marilu (aeróbica e localizada) com 236, atualmente passando por uma ampla reforma e Jd. Branca Flor com 100 alunos.

A meta é chegar até o final de 2008 com 10 mil alunos. Isso tendo em vista que vamos levar academias para outros bairros e também vamos implantar uma academia no novo prédio da Prefeitura, nesse caso só para funcionários”, revelou o secretário Miro.

Segundo a aluna da academia do Jd. São Pedro, Ivani Alves, a idéia da implantação é nota mil. “É um espaço que frequento de graça, perto de casa e com profissionais excelentes”, destacou Ivani.Para Fernando Eduardo, praticante no Ginásio de Esportes, a cidade está de parabéns. “Moro em Itapecerica há oito anos e depois de freqüentar a academia, além de cuidar do físico, também passei a fazer novas amizades e já arrumei até namorada”, acrescentou.

A aluna do Pq Paraíso, Rosangela, disse que ela e os moradores do bairro estão tão animados com o mais recente investimento da Prefeitura que estão até vendendo uma rifa para comprar um bebedouro. “A Prefeitura fez a parte dela, a aula não deve em nada para uma academia particular, os professores são excelentes mesmo, cuidadosos e amigos. Agora nós, usuários, temos que ajudar a manter e melhorar o ambiente”, observou a aluna.

Para participar das aulas disponíveis nas academias públicas de Itapecerica o morador precisa se dirigir até a secretaria de Esportes, preencher um formulário e providenciar a documentação. Depois é só aguardar a disponibilidade de vagas. “A questão é de horário. Durante o dia costuma ser tranqüilo, mas no período noturno, na Academia do Ginásio, por exemplo, está lotado”, concluiu o secretário. Mais informações na secretaria de Esportes, telefone (11) 4667 1148.

Operação tapa-buraco começa pelo centro


foto: Edilene Mendonça

A Secretaria de Obras iniciou no dia 2 de abril a operação tapa-buraco nas ruas e estradas do centro, devido ao maior fluxo de veículos para a BR 116 e a Estrada de Itapecerica. Mas objetivo é estender o serviço para todos os bairros da cidade. Segundo o prefeito Jorge Costa, PMDB, o serviço está sendo realizado com asfalto quente porque garante uma melhor qualidade, além de ser muito mais duradouro.

Só na primeira semana de abril uma equipe de profissionais terceirizados melhorou o asfalto na estrada Salvador de Leone, na avenida XV de Novembro e nas ruas Eduardo Roberto Daher, Major Telles, Manoel Maximino, Henrique Soter Fernandes, Maranhão e Argentina.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Eng. Marcos Fragosa, disse que “este serviço não pode parar, felizmente estamos conseguindo consertar e colocar nossas ruas em ordem”.

A operação tapa-buraco é sempre acompanhada pelos fiscais da Secretaria de Segurança, Trânsito e Tansportes que fazem o monitoramento do tráfego. O procedimento da operação consiste na limpeza dos buracos, que são em tamanhos variados, pintura com emulsão asfáltica (cola) colocação de CBUQ (concreto betuminoso usinado à quente) e compactação com o rolador.

Telecentro Comunitário passa por reforma

foto: Edilene Mendonça
 A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social está realizando uma ampla reforma no prédio do Telecentro Comunitário, com instalação de portas e janelas, todas em vidros, entre outros, para melhorar a infra-estrutura do local e dar início à programação de cursos para 2007. “Essa é uma adaptação necessária para uma melhor economia de energia elétrica. Agora a luz externa passa a fazer parte de cada ambiente”, observou o prefeito Jorge Costa.

Segundo a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Teresa Hueb Costa, o prédio do Telecentro também receberá, em breve, o Posto de Atendimento ao Trabalhador, o Centro Profissionalizante, um Posto do Sebrae e outro de Atendimento do Ministério do Trabalho. “Vamos fechar um círculo, preparar nossos munícipes para o mercado de trabalho, trazer empresas e melhorar o faturamento da cidade”, completou a secretária.

Inaugurado no final de setembro passado, o prédio do Telecentro já está funcionando a todo vapor com curso de informática no Centro Profissionalizante e atendimento da Junta Militar. “Só gostaria de ressaltar que o aluno precisa concluir a carga horária de 60 horas, três meses, para sair bem qualificado e em excelentes condições de competir por uma vaga no mercado de trabalho”, explicou a chefe de divisão técnica do CP, Marta Roberta Góes.

A infra-estrutura do Telecentro conta com uma sala para treinamento de informática e outra para acesso e pesquisas na Internet. São 10 equipamentos em cada sala e um auditório para 50 pessoas, com TV, VHS, DVD, Retroprojetor e equipamento de informática. Mais informações pelo telefone (11) 4667 3148, falar com Sandra Souza.

Saúde divulga resultado do I Mutirão da Catarata


foto: Edilene Mendonça
 A Secretaria de Saúde realizou no último domingo, dia 15, o I Mutirão da Catarata com pessoas acima de 50 anos.  O evento, uma parceria entre Prefeitura de Itapecerica e o Hospital das Clínicas de SP, aconteceu na UBS Salvador de Leone das 7h às 12h e atendeu tanto moradores da cidade quanto munícipes de Embu-Guaçu, Taboão da Serra, Embu das Artes, São Lourenço e Juquitiba. A principal meta do evento foi diagnosticar os casos em grau avançado para tratamento imediato.

“O prefeito Jorge Costa tem como objetivo servir nosso munícipe com o que há de melhor na Saúde, o que neste caso conseguimos através desta importantíssima parceria, pioneira na região”, destacou a secretária de Saúde Dra. Araci Martins.

O I Mutirão da Catarata de Itapecerica contou com o trabalho de mais de 200 profissionais do HC, médicos, residentes de Oftalmologia, funcionários e mais de 100 profissionais da Saúde de Itapecerica, entre enfermeiros, auxiliares, agentes comunitários, diretores de unidades, pessoal de apoio, administrativo, para alimentação e limpeza.

“Os 633 pacientes passaram por um teste de visão, acuidade visual, realizado no aparelho de refração, que tem como meta identificar o grau de dificuldade para enxergar e os que precisaram realizaram exames de fundo de olho, tonometria, biometria e biomicroscopia, para comprovar a necessidade de cirurgia” explicou a Oftalmologista do HC Juliana Yamane.

Segundo a diretora do Centro de Especialidades Médicas de Itapecerica, Dra. Cristina Garcia Martinez, dos 633 atendimentos, 17% saíram com exames pré-operatórios agendados para a UBS mais próxima e com a data da cirurgia no HC.

O idealizador do Projeto Catarata Dr. Newton Kara José, docente titular de oftalmologia da USP, Universidade de São Paulo, destacou que grande parte das Cataratas ocorre após os 50 anos e vai aumentando exponencialmente. “Aos 80 anos quase todo mundo já tem algum tipo de Catarata. Assim como a pálpebra fica inchada, a pele fica rugosa, a pessoa com idade acaba tendo Catarata. É uma conseqüência
da vida”, concluiu.