terça-feira, 3 de agosto de 2010

Casa Cor 2008: Ponto de Vista Ruy Ohtake


foto: Tito Oliveira
Arquiteto e Designer de móveis, responsável por mais de trezentas obras realizadas no Brasil e no exterior. Em um momento em que se fala tanto em sustentabilidade, o brasileiro Ruy Ohtake está muito a frente. Em 99, foi convidado para fazer parte do 20º Congresso da União Internacional de Arquitetos, em Pequim, ao lado de Jean Nouvel e Tadao Ando. Hoje, Ohtake fala com exclusividade para o Núcleo sobre meio ambiente e seu projeto na Casa Cor 2008 onde homenageia o mestre Oscar Niemeyer.

Núcleo de Decoração: Já pensando na Casa Cor 2009, para o senhor, qual a importância da aplicação da sustentabilidade nos produtos, uma vez que este será o tema do próximo evento?
Ruy Ohtake: Eu acho que é uma preocupação que todos nós, arquitetos e construtores, devemos ter. E essa questão da sustentabilidade começa na educação, desde o primário. Passa pelas escolas e pela atitude do profissional. Começando por evitar o desperdício e fazer com que os materiais tenham o máximo da durabilidade. Na água, por exemplo, com o reuso, os materiais industrializados, tanto pela sua origem, sua fabricação, pela saúde e pela questão social.

Núcleo: O Sr. acredita que se o trabalho começar agora, ainda é possível construir um Brasil mais consciente?
Ruy Ohtake: Acredito muito, tenho uma fé muito grande. O Brasil está a caminho de ser um grande país e um dos pilares vai ser a sustentabilidade, outra vai ser a solução das questões sociais.

Núcleo: Sobre a homenagem a Oscar Niemeyer?
Ruy Ohtake: Maravilhosa comemoração porque o mundo inteiro está prestando essa homenagem. Eu nunca vi a imprensa mundial celebrando tanto o Oscar. Isso reflete a importância mundial que ele tem. E aqui no Brasil, o carinho com que as pessoas têm comemorado: esse respeito da Casa Cor. Ele é um dos brasileiros mais significativos de toda nossa história e é um exemplo para todos nós, pela sua ousadia, sua ética, de modo que acho que nós devemos comemorar mais 100 anos de Oscar.

Núcleo: Em um país com grandes contrastes sociais, como o Brasil, o que representa a Casa Cor para o senhor?
Ruy Ohtake: Eu acho que cada profissional deve ter a posição que acha mais correta. Às vezes eu penso em fazer um projeto mais sofisticado, e às vezes fazemos projetos para uma comunidade mais carente, como é o caso da Heliópolis. Acho que nós temos que ter essa consciência muito presente, dos ajustes sociais. E cada um, na sua atividade dentro das suas possibilidades, fazer com que este Brasil seja um país enorme, para que as pessoas e a sociedade sejam mais corretas, mais justas.

Núcleo: E quanto ao evento Casa Cor?
Ruy Ohtake: A Casa Cor representa o pensamento. Eu acho que o caminho para a Casa Cor poderia ser também o projeto do design. O design é uma coisa interessante porque é uma criação do artista, designer, arquiteto que é atraído pelo desafio da reprodução industrial. É nessa reprodução industrial que vão tentar fabricar. E essa fabricação pode ser desde peças de custo muito barato ou peças super sofisticadas. Então vai depender de cada um. Acredito que a população pode adquirir. E o terceiro é fazer com que este trabalho se torne cada vez mais brasileiro. Acho que o Brasil é um país que tem uma possibilidade criativa de fazer seus interiores, seus designers. E aí é só passar a ser uma coisa internacional. Eu gostaria que fosse evitada a cópia de soluções conhecidas, européias e norte-americanas. Mas o Brasil tem já uma cultura de arquitetura de interiores, de materiais que desafiam a gente a fazer um design brasileiro.

Núcleo: O Brasil está num novo patamar do design?
Ruy Ohtake: Quase, nós temos que lutar muito, fazer essa consciência para que a gente consiga fazer do design aquilo que a arquitetura já deu o primeiro passo.

Entre as principais obras de Ruy Ohtake estão os hotéis Unique e Renaissance (SP, o Parque Ecológico do Tietê, o sistema de transporte urbano Paulistão e a sede social e cultural do São Paulo Futebol Clube). Em Brasília, o Hotel Blue Tree, o Estádio do Gama, o Brasília Shopping. No exterior, é o responsável pela embaixada brasileira em Tóquio, pelos jardins e museu da Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos. Ele também assina o projeto de adequação do Estádio Cícero Pompeu de Toledo ou Morumbi para a Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil.

... Mas se as características dos projetos do nosso colega revelam tão benéfica influência, seu talento soube contê-la na escala desejada, com esse amor pela curva, pela criatividade, pelo espetáculo arquitetural que o faz um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira. OSCAR NIEMEYER

CECAL lança cartela de cores 2008/2009

Vermelho chinês é o destaque entre as 26 tonalidades apresentadas

O Núcleo de Decoração marcou presença no lançamento da nova cartela do Centro de Cores da América Latina (Cecal) 2008/2009 com o tema “Realizando Sonhos”, que aborda o gosto pela fantasia e pelo imaginário. As 26 cores foram divididas em quatro grupos de comportamento: ECOTOM, LUDIS, MAXImini e NEOGOLDEN.

Imagens: Divulgação

Neste convite ao sonhar, o humor e a poesia suprem a formalidade, levando toques leves e pueris para todos os cantos da casa. Mais um exercício de extravagância dirigido àqueles que têm vontade de rebater exigências de forma cotidiana. “A cor vermelho chinês foi a mais votada e se torna a grande promessa para 2009”, destacou a designer de interiores Elisabeth Wey, presidente do Cecal.

O evento, organizado pelo Comitê Brasileiro de Cores, em parceria com a Suvinil, Duratex e Schmidt, aconteceu dia 18 de março no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e abriu a 10ª edição da “Semana Internacional da Cor” com a palestra “Realizando Sonhos”, que explorou os temas da cartela.




Para complementar a palestra, diversos artistas utilizaram parte do vão livre do MASP para realizar um trabalho de improvisação e criação através da harmonia das cores. “Estamos em total sintonia com a exposição “Color Chart”, inaugurada recentemente pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) envolvendo cor e artistas plásticos”, destacou Wey.

No final do evento foram selecionados os trabalhos com as melhores harmonias cromáticas para participar da exposição “Arte e Cor Industrial”, a ser realizada no segundo semestre.

Como o CECAL dividiu as cores para a realização dos sonhos:





ECOTOM
Determina a era do verde, objetiva os entusiastas do naturalismo doméstico e propõe a união dos brasileiros em busca de nova identidade. É a Ecologia virando sustentabilidade.






LUDIS
Realça o mundo imaginário das fábulas, abusa de tons fortes, usa e abusa de grafismos coloridos e faz um convite para se deixar a vida correr mais leve e solta em busca da eterna felicidade.





MAXImini
Ideal para a criação de projetos que envolvam imaginação, alimentados pela emoção e embasados no tripé (herança, hospitalidade e beleza).






NEOGOLDEN
Utilizada para representação da ostentação e extravagância típicas do barroco, aproveitando os efeitos provocados pela suntuosidade da decoração. Cores dedicadas às pessoas tradicionais, apegadas ao seu patrimônio.

Sobre a Cartela CECAL 2008/2009
A ideia do fundo preto (imagem acima) chega inspirada nas tendências mundiais de sustentabilidade e economia de energia (Google Black) e apresenta diversas combinações de tons para cada uma das quatro harmonias desenvolvidas.

O material de divulgação das novas cores, lançado bienalmente pelo CBC, é produzido com um grupo de profissionais voltados a pesquisas, planejamento e coordenação cromática, com apoio de indústrias como Merck, Bayer, Ciba e Basf.

A equipe viaja por diversos países visitando as principais feiras das indústrias de construção civil, têxtil e automobilística para coletar dados que embasarão o trabalho.

Sobre o Comitê Brasileiro de Cores
O CBC foi fundado em 1983, pela designer de interiores Elisabeth Wey. Tem objetivo de orientar o desenvolvimento de cores e tonalidades para produtos de escritórios e residências, seguindo as principais tendências do mercado internacional. Entidade sem fins lucrativos, a instituição reúne e orienta empresas na escolha e uso das cores para melhor conquistar o mercado brasileiro de decoração e outros. O CBC atua em conjunto com o Centro de Estudos de Cores para a América Latina (CECAL) e estuda as tendências regionais e a brasilidade das cores.

Arquitetura de São Paulo em debate no IED

Objetivo é estender o trabalho para todos os bairros da cidade

Três personalidades do mundo do Design se reuniram para analisar a Arquitetura paulistana. O diretor da Ottagono, do grupo IED e colunista de design e arquitetura do “Corriere della Serra”, Aldo Colonetti; a ex-diretora do Museu da Casa Brasileira, mestre em História e especialista em Design, Adélia Borges; e o mestre em história e crítico de arquitetura, colunista do Caderno Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo, Guilherme Wisnik.

A base para o debate “Horizontes invisíveis, trocando olhares entre São Paulo e Milão" - realizado dia dia 4 de março, na sede do Istituto Europeo de Design - foi a reportagem especial da revista Ottagono, edição de janeiro, com 32 páginas, que analisa as estruturas arquitetônicas da cidade e enxerga a metrópole como uma mistura rica de culturas, classes e sociedades.

Aldo Colonetti destacou as principais características da Arquitetura italiana, suas simbologias e aspecto histórico. As grandes cidades italianas e São Paulo são palcos de contradições, como a existência de projetos com características globais e, ao mesmo tempo, a necessidade de valorizar a cultura local.

“São Paulo é um exemplo muito interessante deste ponto de vista: em particular, da sua vastidão e população multicultural integrada em um determinado nível social, mas desintegrada em outros aspectos”, disse. Para ele, a Arquitetura e o Design devem questionar problemas como a propriedade e o medo na cidade sem esperar por uma solução definitiva. Um bom exemplo é o trabalho de revitalização do Centro e de seus principais pontos culturais e institucionais.

Para Adélia Borges, São Paulo é uma cidade que traduz as contradições que vivemos no Brasil e o que a define é justamente esse aspecto ‘do sem limites’. Sobre as obras arquitetônicas de São Paulo na Ottagono a Designer ressaltou que hoje se vê um número muito grande de revistas estrangeiras, italianas e norte-americanas, apresentando ensaios sobre o Brasil, uma mudança significativa do panorama que se tinha nos anos 80, quando Adélia começou a freqüentar o Salão do Móvel em Milão.

“Quando eu me apresentava como jornalista estrangeira nos estandes, muitas vezes, era recebida até de forma rude, como uma reação ao fato da gente ser brasileiro.Hoje, é justamente o contrário. Quando a gente se apresenta como brasileiro nos eventos de Design há um interesse, há uma procura.”

Guilherme Wisnik destacou a importância de cada brasileiro passar a valorizar as obras, os projetos nativos. “É impressionante como os estrangeiros ligados ao mundo da arquitetura adoram São Paulo. Eu não conheço nenhuma exceção a esse fato. A gente tende a desvalorizar e os estrangeiros adoram nossa vitalidade, nossa cultura pujante”.

O debate “Horizontes invisíveis, trocando olhares entre São Paulo e Milão” reuniu mais de 50 profissionais, especialistas em arquitetura, design, além de estudantes do IED. O arquiteto Marcelo Barbosa, diretor da Barbosa & Corbucci e professor de projetos no Mackenzie, considera a temática do evento importante porque para ele as pessoas olham São Paulo como uma cidade do grande século.

“A imprensa do mundo, Milão, Madri e México, já nos procurou por conta da Ottagono. Então estar na revista (pág. 186) é um grande orgulho. Afinal, nada como representar uma cidade que está inserida num contexto internacional de arquitetura e design”.

Entre as construções abordadas pela Ottagono estão o Museu Brasileiro de Escultura de Paulo Mendes da Rocha, o Auditório do Ibirapuera de Oscar Niemeyer, o Centro Britânico Brasileiro da Botti & Rubin Arquitetos Associados, o Centro Cultural Tomie Othake de Ruy Ohtake, o Edifício Projeto Viver da Fortes, Gimenes e Marcones Ferraz, o Museu da Língua Portuguesa de Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha e a Plataforma de Embarque de ônibus da Barbosa & Corbucci Arquitetos Associados, entre outros.

A Designer Susanna Sacchi Padovano, mediadora do evento, encerrou o debate destacando a oportunidade única de reunir excelentes profissionais para falar sobre os processos criativos, as temáticas urbanísticas, arquitetônicas e de design entre essas duas metrópoles e suas culturas.

Núcleo de Decoração na SantosArquidecor 2008

Expectativa dos organizadores é superar a marca de 16 mil visitantes

O Núcleo de Decoração, a principal associação de lojas de alta qualidade de São Paulo, está entre os parceiros da 14ª SantosArquidecor – Casa Natal 2008. A mostra anual de arquitetura e decoração de Santos é promovida pela Associação de Ex-Alunos do Colégio Stella Maris (AEA) com renda destinada à manutenção de antigo projeto social.

Para a realização de um evento com ampla diversidade de mobiliários (utilizando as combinações de madeiras, tecidos, texturas, entre outros), os profissionais mesclaram tecnologia, simplicidade, modernidade e sofisticação de ambientes. O resultado é um misto de equipamentos de última geração, objetos valorizados pela luz, ambientes ampliados pelo uso de espelhos, viveiros de plantas tropicais, elementos rústicos, uso das mais variadas cores e um olhar atento aos temas ecológicos e sociais.

Das 26 empresas associadas ao Núcleo de Decoração, a Avanti entrou como fornecedora de tapetes no projeto Sala de Jogos com Lareira, das arquitetas e urbanistas Andréa Mendes e Maria Pierdomenico e Itaarte ganhou destaque no projeto Bilheteria, da Garage Arquitetura & Design. Em que a bancada foi toda revestida em ônix (caramelo na frente e branco no verso), iluminação interna da Mingrone Luminotécnica, especialista em luminotécnica, o que valorizou ainda mais a translucidez da pedra, ofereceu inovação e grande sofisticação.

fotos: Edilene Mendonça




O ônix, produto originário da Cordilheira dos Andes, é uma pedra semi-preciosa utilizada pelo homem desde a antiguidade como adorno, proteção e em ambientes de decoração. A beleza da pedra agrega requinte e sofisticação aos mais exclusivos projetos arquitetônicos e de interiores.



“Um dos diferenciais da SantosArquidecor está na oportunidade proporcionada aos participantes, porque além do evento oferecer espaço para o profissional veterano divulgar seu trabalho, também abre as portas para os novos talentos (jovens e alguns de idade avançada)”, destaca a presidente do Núcleo de Decoração e diretora da Itaarte, Silvia De Tommaso,


Os arquitetos e urbanistas, Lêda Nardella e seu filho Leonardo Nardella, por exemplo, estão na quinta participação consecutiva. Eles projetaram uma varanda onde abriga o hobby do casal e tem o objetivo de cumprir a função de out living.

“O projeto está entre os que deram preferência para materiais naturais e iluminação cênica, criando uma ambientação romântica. Participar da SantosArquidecor tem se tornado indispensável para a divulgação de nosso trabalho e para estreitar o convívio com os colegas de profissão”, disse Lêda.





Entre as estreantes, a designer de interiores Fernanda Patrão, da Faculdade de Belas Artes de São Paulo. A Designer desenvolveu um espaço Kids que se transforma no mundo de Walt Disney. O local foi projetado com piso emborrachado, móveis pequenos e uma TV na altura dos pequenos proprietários. “Estou radiante pela oportunidade de divulgar meu trabalho”.


Em menos de dez anos a SantosArquidecor tornou-se referência no país, ocupando espaço ao lado dos principais eventos do gênero. Neste ano foram montados 48 ambientes residenciais e 13 espaços comerciais, projetados por 81 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo. A expectativa é que supere a marca de 16 mil visitantes.

Para a presidente da Associação de Ex-Alunos do Colégio Stella, Aili Fernandes, visitar a SantosArquidecor é descobrir um mundo de idéias e detalhes que pode mudar os lares, a relação com o próximo e com o mundo. “Participar de um evento que já se tornou um marco no calendário da cidade de Santos, também representa uma grande oportunidade”.

Núcleo tem nova diretoria e conselho

Presidente foi reeleita por unanimidade

No dia 4 de dezembro foi eleito o novo Conselho do Núcleo de Decoração para o biênio 2009-2010. Formado por Amélia Gibson (Manufatura), José Armando Cerello (Armando Cerello), Juliana Ulbricht (Avantime), Ludmila Lepri (Lepri Cerâmicas), Márcia Oliveira (Madeira Bonita), Marion Xavier (Século Tapetes), Matthieu Halbronn (Futon Company), Maysa Faria (Arango), Mônica Nishi (Recesa) e Silvia De Tommaso (Itaarte).

Estes empresários definiram em 18 de dezembro a nova diretoria da entidade. Silvia De Tommaso, que assumiu a presidência em substituição a Ana Paula Zagalo, continua sua missão. José Armando Cerello é o novo vice-presidente e Juliana Ulbricht continua suas atividades frente a diretoria financeira no Núcleo.

A nova diretoria vai apresentar o Plano de Ação de 2009-2010 já no mês de fevereiro. Entre as novidades o Núcleo irá intensificar sua atuação na área social. Também será feito um grande trabalho com os lojistas do Núcleo e com outros empresários do setor. O objetivo é conhecer melhor suas necessidades e expectativas para que as medidas propostas tenham uma efetividade ainda maior.

foto: Divulgação





“Vamos intensificar ainda mais as ações em torno do relacionamento com os Arquitetos e Designers de Interiores”, diz Silvia De Tommaso, presidente do Núcleo de Decoração de São Paulo.


Além do apoio às iniciativas como o TOP 100 da revista Kaza e o Prêmio Decorar (Editorial Magazine), o Núcleo irá premiar cinco profissionais com uma viagem para o Salão do Móvel de Milão. Este evento também irá gerar uma cobertura especial da Semana Internacional do Design.

Na área de comunicação o Núcleo irá apresentar o novo design do seu site. “A intenção é facilitar a visualização do conteúdo atualizado mensalmente, ampliando ainda mais a visitação”, explica Eugênia Nunes, executiva da entidade. Aguarde!

Espaço do Núcleo de Decoração é novidade na Kitchen & Bath 2009

Lounge projetado pela arquiteta Bya Barros reunirá profissionais para relacionamento e descanso

foto: Divulgação


Os visitantes da Kitchen & Bath Expo — Feira Internacional de Produtos e Acessórios para Cozinha e Banheiro poderão usufruir da sofisticação de um lounge de 48m². O espaço foi projetado pela Arquiteta Bya Barros e ambientado pelas empresas do Núcleo de Decoração: Benedixt, Armando Cerello, Itaarte, Século Tapetes, Avantime Automated Life e Futon Company.



No dia 24 de março, a diretoria do Núcleo de Decoração recebe os profissionais e convidados às 17 horas e faz uma homenagem especial a Arquiteta Bya Barros.

No dia 27 de março, três empresas associadas ao Núcleo de Decoração (Armando Cerello, Itaarte e Avantime) vão oferecer um “Welcome Coffee” para recepcionar os designers inscritos no 7º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, que acontece durante a feira.

A recepção ficará por conta dos diretores da Armando Cerello, Itaarte e Avantime, além disso, haverá o lançamento da mesa que reúne produtos destas empresas. Uma surpresa imperdível!

Desde a sua criação, o Núcleo de Decoração sempre teve presença expressiva no segmento de decoração. Com a participação na Kitchen & Bath, que têm como foco os mercados da construção e arquitetura, passa a atuar de forma mais consistente em toda a cadeia.

“Este fato é ainda mais importante se verificarmos que as reformas das casas, sobretudo das cozinhas e banheiros, necessitam não só de revestimentos, mas de uma gama completa de produtos, afirma Silvia de Tommaso, diretora da Itaarte e presidente do Núcleo de Decoração.

Saiba mais sobre o evento
A 4ª edição da Kitchen & Bath acontece entre os dias 24 e 27 de março de 2009, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Estima-se a participação de um público de mais de 13,5 mil para o evento, que conquistou a fidelidade de designers, arquitetos, decoradores, engenheiros, construtores e lojistas do segmento por ser a única feira exclusivamente voltada para o setor de cozinhas e banheiros.

Focada no mercado de alto padrão, a feira terá mais de 60 marcas em exposição, um crescimento de 20% em relação à edição anterior. Paralelamente acontece também 7ª edição da Revestir - Feira Internacional de Revestimentos, e o 7º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção.

Granitos da Itaarte valorizam banheiro de luxo do Bourbon Shopping Pompéia

Os granitos Kosmuz e Lactus da Itaarte receberam destaque especial no Bourbon Shopping Pompéia. “Os banheiros foram planejados com produtos de altíssima qualidade para oferecermos um diferencial para os nossos clientes”, disse o gerente do Bourbon Shopping, Vander Vasconcelos.

Com projeto da arquiteta e designer de interiores Bya Barros, a idéia de revestir um banheiro só com granitos exóticos visa mostrar o luxo revisitado, contemporâneo, onde existe a alta tecnologia com o equilíbrio de elementos da linha clássica.

O encontro com o diferente se dá logo na antecâmara, área de acesso para os banheiros masculino e feminino. Este espaço foi revestido com o Lactus, produzido em tamanho king size, de 1m x 1m em média, com pedras bisotadas e casamento dos veios para valorizar ainda mais o projeto. “A escolha pela Itaarte foi pela pureza dos granitos exóticos, de excelente qualidade”, disse Bya.

Como parte de um projeto focado nos detalhes, o banheiro de luxo do Bourbon tem granitos Kosmuz não só no piso, mas em todos os acabamentos dos espelhos de grandes dimensões. Já o granito Lactus compõe o acabamento das bancadas, dispostas em formato de arcos arredondados.

foto: Divulgação

“A proposta de magnitude do banheiro, dos espelhos ocupando toda parede, e do luxo nas peças partiu do princípio de que todo mundo gosta de se ver diferente, quem entrar no banheiro deverá sair sentindo-se mais bonito e confiante”, disse Bya Barros.



Ao entrar nos sanitários, é possível constatar outras inovações, em se tratando de banheiro de shopping. Algumas unidades ganharam espelho (com moldura Kosmuz) e bancadas (com acabamento em Lactus).

“A idéia de inserir a pia e o espelho dentro deste espaço é permitir que o usuário (tanto do feminino como do masculino) saia pronto da cabine”, explica Bya. É como se fosse um camarim “Se a mulher não quiser mostrar publicamente seus segredos, pode mantê-los de forma particular, mesmo estando em um local público”, ressalta.

Os metais Deca, com acabamento dourado, foram especificados para todo o projeto, sempre com foco na beleza das peças e na economia da água. Um exemplo é a utilização de Decalux, com acionamento diferenciado para líquidos e sólidos.

“O dourado complementa o luxo revisitado, é o ouro que transmite riqueza, então o projeto está aí para elevar o ego, a auto-estima, de todo visitante que entrar no banheiro de luxo do Bourbon”, conclui a arquiteta.