![]() |
foto: Edilene Mendonça |
“O prefeito Jorge Costa tem como objetivo servir nosso munícipe com o que há de melhor na Saúde, o que neste caso conseguimos através desta importantíssima parceria, pioneira na região”, destacou a secretária de Saúde Dra. Araci Martins.
O I Mutirão da Catarata de Itapecerica contou com o trabalho de mais de 200 profissionais do HC, médicos, residentes de Oftalmologia, funcionários e mais de 100 profissionais da Saúde de Itapecerica, entre enfermeiros, auxiliares, agentes comunitários, diretores de unidades, pessoal de apoio, administrativo, para alimentação e limpeza.
“Os 633 pacientes passaram por um teste de visão, acuidade visual, realizado no aparelho de refração, que tem como meta identificar o grau de dificuldade para enxergar e os que precisaram realizaram exames de fundo de olho, tonometria, biometria e biomicroscopia, para comprovar a necessidade de cirurgia” explicou a Oftalmologista do HC Juliana Yamane.
Segundo a diretora do Centro de Especialidades Médicas de Itapecerica, Dra. Cristina Garcia Martinez, dos 633 atendimentos, 17% saíram com exames pré-operatórios agendados para a UBS mais próxima e com a data da cirurgia no HC.
O idealizador do Projeto Catarata Dr. Newton Kara José, docente titular de oftalmologia da USP, Universidade de São Paulo, destacou que grande parte das Cataratas ocorre após os 50 anos e vai aumentando exponencialmente. “Aos 80 anos quase todo mundo já tem algum tipo de Catarata. Assim como a pálpebra fica inchada, a pele fica rugosa, a pessoa com idade acaba tendo Catarata. É uma conseqüência da vida”, concluiu.
0 comentários:
Postar um comentário