O Núcleo de Decoração marcou presença no lançamento da nova cartela do Centro de Cores da América Latina (Cecal) 2008/2009 com o tema “Realizando Sonhos”, que aborda o gosto pela fantasia e pelo imaginário. As 26 cores foram divididas em quatro grupos de comportamento: ECOTOM, LUDIS, MAXImini e NEOGOLDEN.
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Imagens: Divulgação |
Neste convite ao sonhar, o humor e a poesia suprem a formalidade, levando toques leves e pueris para todos os cantos da casa. Mais um exercício de extravagância dirigido àqueles que têm vontade de rebater exigências de forma cotidiana. “A cor vermelho chinês foi a mais votada e se torna a grande promessa para 2009”, destacou a designer de interiores Elisabeth Wey, presidente do Cecal.
O evento, organizado pelo Comitê Brasileiro de Cores, em parceria com a Suvinil, Duratex e Schmidt, aconteceu dia 18 de março no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e abriu a 10ª edição da “Semana Internacional da Cor” com a palestra “Realizando Sonhos”, que explorou os temas da cartela.
Para complementar a palestra, diversos artistas utilizaram parte do vão livre do MASP para realizar um trabalho de improvisação e criação através da harmonia das cores. “Estamos em total sintonia com a exposição “Color Chart”, inaugurada recentemente pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) envolvendo cor e artistas plásticos”, destacou Wey.
No final do evento foram selecionados os trabalhos com as melhores harmonias cromáticas para participar da exposição “Arte e Cor Industrial”, a ser realizada no segundo semestre.
Como o CECAL dividiu as cores para a realização dos sonhos:
Determina a era do verde, objetiva os entusiastas do naturalismo doméstico e propõe a união dos brasileiros em busca de nova identidade. É a Ecologia virando sustentabilidade.
Realça o mundo imaginário das fábulas, abusa de tons fortes, usa e abusa de grafismos coloridos e faz um convite para se deixar a vida correr mais leve e solta em busca da eterna felicidade.
Ideal para a criação de projetos que envolvam imaginação, alimentados pela emoção e embasados no tripé (herança, hospitalidade e beleza).
Utilizada para representação da ostentação e extravagância típicas do barroco, aproveitando os efeitos provocados pela suntuosidade da decoração. Cores dedicadas às pessoas tradicionais, apegadas ao seu patrimônio.
Sobre a Cartela CECAL 2008/2009
A ideia do fundo preto (imagem acima) chega inspirada nas tendências mundiais de sustentabilidade e economia de energia (Google Black) e apresenta diversas combinações de tons para cada uma das quatro harmonias desenvolvidas.
O material de divulgação das novas cores, lançado bienalmente pelo CBC, é produzido com um grupo de profissionais voltados a pesquisas, planejamento e coordenação cromática, com apoio de indústrias como Merck, Bayer, Ciba e Basf.
A equipe viaja por diversos países visitando as principais feiras das indústrias de construção civil, têxtil e automobilística para coletar dados que embasarão o trabalho.
O material de divulgação das novas cores, lançado bienalmente pelo CBC, é produzido com um grupo de profissionais voltados a pesquisas, planejamento e coordenação cromática, com apoio de indústrias como Merck, Bayer, Ciba e Basf.
A equipe viaja por diversos países visitando as principais feiras das indústrias de construção civil, têxtil e automobilística para coletar dados que embasarão o trabalho.
Sobre o Comitê Brasileiro de Cores
O CBC foi fundado em 1983, pela designer de interiores Elisabeth Wey. Tem objetivo de orientar o desenvolvimento de cores e tonalidades para produtos de escritórios e residências, seguindo as principais tendências do mercado internacional. Entidade sem fins lucrativos, a instituição reúne e orienta empresas na escolha e uso das cores para melhor conquistar o mercado brasileiro de decoração e outros. O CBC atua em conjunto com o Centro de Estudos de Cores para a América Latina (CECAL) e estuda as tendências regionais e a brasilidade das cores.
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