Três empresas, três projetos de renomados profissionais da decoração, três semanas de Casa Cor, Casa Hotel, Casa Kids e a satisfação do trabalho já reconhecido. Tudo graças a parcerias anteriores entre empresas e profissionais, onde a qualidade e eficiência na execução dos projetos é o principal diferencial.
Assim, os trabalhos da Porto Madeira, Treuni e Segatto, empresas participantes do Arranjo Produtivo Local (APL) Movelaria Paulista, podem ser conferidos no espaço Vaidade das arquitetas Silvia Franchini e Priscila Baliu (Casa Hotel), no Restaurante da Casa Cor de Mariana Albuquerque e Guilherme Ommundsen do Studio DWG e no Escritório de Casa Cor, das arquitetas Marília Veiga e Juliana Bruneti, entre outros espaços da mostra.
![]() |
fotos: Divulgação |
“Para estar neste evento tem que ter um produto diferenciado e um fornecedor ‘ponta firme’, já que há pouquíssimo tempo para montar. Então, tem que sair tudo perfeito, sem margem para erro”, disse a arquiteta Priscila Baliu. “Por isso optamos pela Porto Madeira, uma empresa consolidada no mercado, que conhecemos por trabalhos anteriores e por todo processo de controle de qualidade e preocupação com o resultado final”, completa.
Segundo André Miguel, diretor da Porto Madeira, a qualidade do material e viabilidade para o consumidor são preocupações constantes da empresa. “No espaço Vaidade essa atenção foi acentuada pelo tema Sustentabilidade e pelo fato do visitante poder levar o produto para casa ao término da mostra.A Porto Madeira desenvolveu um projeto com custo viável e de resultado estético”, disse.
Peça chave do ambiente Vaidade, a penteadeira sem pés, em peças modulares e com vidro encaixado, foi projetada para incorporar o sonho da mulher, de concentrar maquiagem e cosméticos em um espaço único, prático e organizado. A peça, com fixação sem interferir nos pés, ao ser fechada funciona como uma mesa, tem altura de uma mesa, e por isso é possível usar como base para anotações.
O tampo, abre e fecha, tem espelho e divisórias para acessórios e produtos de beleza. Aos visitantes da mostra, basta dar uma passadinha no espaço que por lá sempre tem uma maquiadora para deixar a mulher ainda mais bonita. “Nosso objetivo no projeto foi dar o aspecto mais próximo possível do que possa estar na casa do cliente, ou do hotel”, destaca Priscila.
Restaurante da Casa Cor
A exemplo do ambiente Vaidade, outro espaço totalmente funcional é o Restaurante Casa Cor, que opera todo dia com almoço e buffet, sempre movimentado. Nele todo trabalho de tapeçaria e cortinas ficou a cargo da Treuni. “Nosso desafio era desenvolver um produto que fosse decorativo e ao mesmo tempo resistente, para ser utilizado nos 45 dias de evento”, ressalta Ruy Ribeiro Homem, diretor da Treuni.
O que, segundo Guilherme Ommundsen, autor do projeto, foi possível devido a parceria que realizam há anos. “A Treuni é super presente, tem uma cultura que consegue abraçar qualquer desafio. Nunca fala não. Coloca sua equipe a disposição e o resultado é sempre favorável porque o acabamento é impecável, mesmo com tecidos mais complexos”, destaca Guilherme.
Ainda segundo o arquiteto o tema de Casa Cor (Sustentabilidade) levou também a uma parceria na busca por um produto ecologicamente correto, sem fugir da estética. “Quebramos a cabeça juntos para fazer cortinas com efeito diferente, sofá comprido, com couro ecológico invertido”, disse. “Prá chegar nesse produto final foram necessárias diversas reuniões, com muita troca de informação, destaca Ruy.
Escritório da Casa Cor
Outro espaço funcional é o escritório de Casa Cor das arquitetas Marília Veiga e Juliana Bruneti, especialmente projetado para espaços comerciais ou home office. A dupla quis mostrar que escritório em casa não é sinônimo de lugar da bagunça ou um canto esquecido na casa. Mas, um espaço para trabalho, que também oferece momentos de lazer, onde a Segatto trabalhou o painel em MDF, com acabamento em Nogueira, forração de parede e armário para guardar documentos, livros e objetos, tudo com recuo para deixar espaço para a iluminação completamente automatizada.
“Na parte central do painel em Nogueira colocamos uma área para exposição de peças, a utilização pode ser variada, aqui as profissionais destacaram uma coleção de esculturas orientais, que em uma caixa de acrílico sofisticam ainda mais a decoração”, revela Pedro Baierle, gerente de projetos da Segatto.
Segundo Daniel Veiga, assessor das profissionais, a parceria com a Segatto se dá, principalmente, pela qualidade e design e por se tratar de uma empresa que se preocupa com o meio ambiente.
Em sua 23ª edição, Casa Cor inova ao concentrar Casa Hotel e Casa Kids no mesmo espaço. O evento, que homenageia Burle Marx, teve inicio dia 26 de maio e segue até 14 de julho, no Jockey Club de São Paulo. De terça a sábado das 12h00 às 21h00. Aos domingos fecha mais cedo, às 20h00.
Além dos ambientes destacados nesta matéria, as empresas do APL Movelaria Paulista também forneceram produtos para outros projetos: a Treuni, para a Tenda Africana de João Armentano; a Porto Madeira para a Suíte Ana Hickman e Bar dos Amigos no Espaço Gourmet de Neza Cesar; a Segatto para o Lounge da Casa Hotel da arquiteta Maricy Marcos Borges; e a Laurel para a Sala de Estar do Golfe, da arquiteta Letícia Ruivo.
“Importante destacar o quanto o APL Movelaria Paulista tem dado inspiração aos processos. Participamos de Casa Cor em outras edições, mais passivamente, este ano estamos com um trabalho um pouco diferente. O APL ajudou nas áreas de gestão, processo, produto, marketing e negócios. Nosso grupo, 57 empresas, está num caminho novo, longo, mas no caminho certo”, conclui André Miguel.
Saiba mais sobre o APL
Arranjo Produtivo Local (APL) é o termo que define um conjunto de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localiza em um mesmo espaço geográfico. Os APLs mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, contando também com apoio de instituições locais como Governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
É formado por um grupo gestor, que é o órgão de governança do projeto, e por seis eixos de trabalhos - responsáveis pelo desenvolvimento e execução dos planos de ações. Em cada eixo há um coordenador e um subcoordenador, que fazem parte do grupo gestor. O APL é gerido pelo SEBRAE-SP, Sindimov-SP e SIM ABC (Sindicato da Indústria de Móveis do ABC) e conta com o patrocínio da Alpex Alumínio, Montana Química e Tecmatic.
0 comentários:
Postar um comentário