quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Suíte de Praia divulga produtos para a semana Special Sale de Casa Cor

Descontos chegam a 40%

Com o fim da mostra Casa Cor se aproximando, é momento de se organizar para não perder a venda especial de produtos em exposição nos mais de 50 dias de evento.

Na Suíte de Praia, das arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, por exemplo, o visitante que se encantou com peças como poltrona, chaise, ou elefante, poderá comprá-las com descontos que variam de 30% a 40%.

"A oportunidade é única tanto para dar uma repaginada na casa, quanto simplesmente levar a sua peça favorita", destaca Fernanda Negrelli.

Ao contrário das edições anteriores, em que o Special Sale acontecia somente nos dois últimos dias, este ano o evento traz uma novidade, com a prorrogação por mais cinco dias.

Segundo os organizadores do evento, a ampliação se deve ao grande número de visitantes, "mais de cinco mil pessoas por dia nos finais de semana". A edição deste ano traz quatro mostras simultâneas: a Casa Cor São Paulo, a Casa Hotel, a Casa Kids e a Casa Talento.

Confira a relação de produtos da Suíte de Praia no Special Sale:

Special Sale Casa Cor SP

Período: 12 a 18 de Julho
Horário: Terça a Sábado e feriados 12h00 às 21h30
Domingo: 12h00 às 20h
Local: Jockey Club de São Paulo
Tel. Jockey: (11) 3034-6201

Estilos clássico e contemporâneo são destaques neste projeto de 500 m2

Uso de materiais nobres complementam a decoração

Este projeto de decoração foi desenvolvido para o presidente de uma multinacional, esposa e filho de sete anos, que adoram a casa cheia de parentes e amigos. Por isso, a principal missão das arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli foi desenvolver uma proposta de integração entre salas de estar e jantar.

fotos: Divulgação
A decoração de interiores seguiu uma concepção clássica, em uma visão contemporânea e com o uso de materiais nobres. Como o mármore Travertino Navona clássico, uma pedra atemporal que agrega sofisticação e requinte para um ambiente; a palha de seda nas paredes, além de ser um revestimento natural e reciclável oferece elegância ao projeto e a madeira certificada, que torna o ambiente acolhedor e traz volumetria para as paredes.


Pelo costume de receber amigos e parentes, os proprietários também solicitaram que neste apartamento localizado no Morumbi, em São Paulo, a sala de estar fosse ampla e que a mesa de jantar atendesse a oito pessoas. “Daí outro motivo para a unificação dos ambientes”, destaca Andrea Teixeira.

Como os projetos das arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli sempre apresentam uma boa utilização dos recursos naturais, parte dos ambientes são valorizados pela luz externa. “Quando os proprietários precisarem de um ar mais reservado, as persianas estão ali, para dar conta do recado”, ressalta Fernanda Negrelli.

Em vista desse uso de luz natural, a iluminação mais usada pela dupla destaca revestimentos, peças, nichos e espelho, tendo como propósitos tanto ressaltar as peças como ampliar os espaços.

Além do uso direcionado da luz, a iluminação cênica produzida pela La Lampe valoriza o layout e evidencia a integração dos ambientes. A distribuição de materiais e cores promove uma homogeneidade na linguagem adotada, resultando em uma sensação de continuidade e amplitude de todo o ambiente. Os móveis, desenvolvidos pelo escritório Negrelli & Teixeira, seguem a linha reta e dão espaço para as peças clássicas adquiridas em lojas exclusivas para este estilo.


O projeto, totalmente automatizado pela Cynthron, ainda conta com o casamento perfeito entre composição de elementos clássicos (banquetas Armando Cerello) com elementos modernos e contemporâneos (persianas Luxaflex). Juntos oferecem ao ambiente um caráter atual e a presença de certo minimalismo, pelas palhas de seda(Wallpaper) - e pela leveza dos materiais utilizados para compor o ambiente.


Andrea Teixeira
e Fernanda Negrelli
Formadas em arquitetura pelo Mackenzie e Faculdade Belas Artes, respectivamente, Andrea e Fernanda desenvolvem seus projetos com muita dedicação e boas parcerias, com foco em projetos de alto padrão e despontam como novos talentos em um mercado tão competitivo como o da Decoração.

O cuidado com cada detalhe, sobretudo com o projeto luminotécnico, a utilização da arquitetura com volumetria, o charme nas paredes, o atendimento personalizado e a adoção de um estilo contemporâneo e atemporal são características do trabalho das profissionais.

Apartamento é reformulado durante a construção

Arquiteta quebrou paredes e usou móveis como divisores de ambientes

O briefing do cliente: projetar as áreas sociais e inserir mais quarto de hóspedes na residência. A arquiteta Andréa Gonzaga arregaçou as mangas e aproveitou a fase de construção para dar o novo destino a este apartamento de 230 m2, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo. “Abrimos toda a sala e fizemos a integração para os ambientes de estar, jantar, sala de almoço e terraço”, revela a arquiteta.

fotos: Divulgação
Entre os exemplos de móveis como divisores de ambientes, a cabeceira da suíte principal fica no meio do quarto e, além de cumprir sua função, também oferece suporte aos criados-mudos e funciona como divisória para a área de vestir.




Esta solução permitiu que a cama ficasse de frente para uma grande janela que tem no quarto. “Para que os proprietários possam aproveitar a bela vista para a área externa”, ressalta a arquiteta.

Mas as modificações não pararam por aí, Andréa Gonzaga também demoliu a parede entre o banheiro e um dormitório (que tinha pequenas dimensões) e criou uma grande porta de correr. “Foi a nossa melhor alternativa para o fechamento do banheiro, o que deu uma impressão de ambiente maior para a suíte”, destaca a arquiteta.




Como não queria mexer no piso e nos ralos existentes - para evitar que os proprietários perdessem a garantia de impermeabilização por parte da construtora, a arquiteta fez o deck do terraço em placas quadradas, encaixadas. Elas podem ser facilmente removidas pelos próprios moradores e também são de fácil limpeza e manutenção.


Apesar de os proprietários terem pedido ambientes integrados, eles também revelaram à arquiteta o desejo de privacidade para os momentos especiais. Então, para isolar a sala de almoço, Andréa Gonzaga optou por uma divisória de correr feita com vidro serigrafado, onde o trilho da divisória fica embutido no gesso e piso.

Design dos móveis segue linha contemporânea
Segundo Andréa Gonzaga, a linha contemporânea nos móveis proporciona maior harmonia devido a grande quantidade de armários e ao tamanho grande das peças.


Na lista dos materiais utilizados estão o mármore branco Piguês no piso da área social, um revestimento nobre e ao mesmo tempo prático; a madeira palito padrão Amêndola, além de revestir a parede que liga todas as salas, quebrou a frieza do mármore; e o deck de madeira que entrou em ação por três motivos: nivelar o degrau que existia entre o terraço e a sala,  facilitar a circulação e fazer o casamento perfeito entre os pisos.


Fornecedores
: Cida Martins nas cortinas e colchas; Deca nas cubas, Indusparquet no piso das suítes e parede da sala; Mil Flores no paisagismo e Suvinil - tintas.

Arquiteta transforma dois apartamentos em um


A unificação de dois apartamentos em Santo André, ABC Paulista, com 139 m² cada um, foi realizada logo no inicio do projeto, bem antes da entrega das chaves pela construtora, o que permitiu a Arquiteta Teresa Simões favorecer os proprietários quanto a economia e sustentabilidade.

“Conseguimos com que a construtora não fizesse várias paredes, o que resultou em menor quantidade de material, de mão de obra, evitou um possível trabalho de demolição e gerou um volume bem inferir de entulho”, destaca a arquiteta.

Teresa Simões explica também que o diálogo sobre a questão economia – sustentabilidade não foi só com a construtora, mas principalmente com seus próprios clientes.

fotos: J. Vilhora


“Consegui com que os proprietários aceitassem uma divisão total de área intima com área social, ocasionando a não execução de cinco banheiros”, revela a arquiteta.


No apartamento onde ficou alojada a área intima, por exemplo, o local onde ficaria a cozinha, a lavanderia e o WC de empregada deu lugar a suíte do casal. E no outro, o WC de empregada deu lugar a dispensa para a cozinha, que por mudança das portas também ganhou mais armários.





A proposta de decoração para esta família bem numerosa, quase dez integrantes, que adora receber amigos e parentes, principalmente em ocasiões especiais, é totalmente livre de excessos, conta com a máxima otimização de espaços e uma estética bem clean.


As características mais marcantes deste projeto como um todo são o estilo contemporâneo e a integração dos espaços na área social, com a possibilidade de se fechar o home caso haja necessidade. Cores sóbrias e diversificação de materiais dão conforto e aconchego em um clima de requinte, bom gosto e sofisticação.




Entre as novidades de material utilizado, estão o revestimento em pedra da Mosart (lavabo) e a bancada de pia do filho mais novo, feita em vidro com bolinhas de gude. A marcenaria foi executada pela Versatilé e possui linhas retas e modernas com acabamentos em Teca (home), laca branca e MDF.


Fornecedores
: A Especialista – móveis, poltronas e sofá, Archi Forma – artigos decorativos, Alamanda Home – colchas e almofadas, Arte Própria – quadros, Damazio – Gesso, Deca – cubas e bacias, D´Stijil – revestimentos, Lofra – eletrodomésticos, Luri Decorações – cortinas e persianas, Lustres Iriê – luminárias, Pazyryk – tapetes, Versatilé – marcenaria, Vezzaro, pedras e mármorese Vidro & Cia – box, caixa de vidro para pia com bolinha de gude e espelhos.

Casamento entre tecnologia e integração de ambientes muda a vida de família em São Paulo


A vida de um casal com três filhos em um apartamento com pouca luminosidade, com móveis desatualizados e sem nenhum recurso tecnológico tinha rendido momentos da mais pura felicidade. Mas, havia chegado a hora de mudar, inovar o ambiente, lançar mão do que há de mais moderno em tecnologia residencial, em acabamentos, cores e acessórios.

fotos: Divulgação
Foi com esta proposta de renovação geral de um apartamento localizado nos Jardins, em São Paulo, que os proprietários paulistanos procuraram Marilia Brunetti de Campos Veiga, Designer de Interiores.

O maior desafio do projeto, que segue um estilo mais contemporâneo, foi fazer essa transformação, de apartamento antigo e escuro com 450 m2 num espaço aconchegante, clean e sofisticado.



“Gosto que meus clientes desfrutem dos espaços. O apartamento ficou com cara de novo, muito aconchegante, um lugar gostoso de estar e receber”, disse Marília Veiga.


A mistura bem dosada de elementos é uma forte característica deste projeto, Marília Veiga optou por cores claras, revestimentos nobres, marcenarias customizadas e escolheu móveis de design italiano atuais, que combinassem com algumas peças com linhas mais clássicas, como a poltrona Diz de Sergio Rodrigues, e a mesa lateral em madeira, que proporcionam aconchego e elegância aos proprietários.




Com a predominância de tons cinza nas paredes, as cores mais vibrantes ficaram para os objetos, os acessórios, telas de arte e alguns móveis. Juntos, deram personalidade ao projeto. O convívio harmônico entre todos os elementos arquitetônicos e decorativos foi traduzido em beleza, conforto e tecnologia.


Entre os destaques do novo apartamento, ponto para a  iluminação, controlada pelo sistema de automação com cenas pré-programadas, valoriza as peças decorativas e as obras de arte. Enfim, um lugar confortável, para descansar, ler um livro, ver um bom filme, reunir os amigos, familiares, viver intensamente e, com qualidade de vida total.

Principais fornecedores
Artesamarmo (mármores), Arthur Décor (blackout e persianas), B&B (cadeiras de jantar), By Kamy (tapete do living), Casamatriz (tapete do home theater), Collectania (móvel do home theater), Cynthron (automação), Dan Galeria (quadros), Dpot (poltrona madeira), Empório Beraldin (poltrona vermelha e almofadas), Kika Chic (cortinas), Micasa (mesa de jantar), Puntoluce (iluminação), Safira Sedas (tecido das cortinas, Scatto (pendente sala de jantar), Takae Arte em Móveis (bufê e armários) e Visani Engenharia (toda a reforma civil).

Casa Hotel 2010: Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli criam espaço de aconchego para o descanso antes e após a praia

Imagine-se na praia, hospedado em uma suíte de hotel com uma proposta totalmente diferenciada. Um espaço planejado em seus mínimos detalhes, onde o destaque fica por conta da utilização de tons pastéis, o uso de materiais nobres e naturais, como o Limestone, a palha de seda e a madeira certificada, e uma iluminação cuidadosamente projetada.

Foi seguindo essas referências que as Arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli criaram a Suíte de Praia, uma área de 95 metros quadrados, que marca a segunda participação consecutiva da dupla na Casa Cor - Casa Hotel.

foto: Martin Zmick

“Os tons pastéis deixam o ambiente mais aconchegante, o Limestone no piso (importado da Espanha) é um material levemente aveludado, lembra a areia de praia e é de fácil manutenção”, explica Andrea.



A palha de seda é um revestimento natural e reciclável, que oferece aconchego e elegância ao ambiente. A madeira certificada torna o espaço acolhedor e é ideal para um projeto praieiro. "O resultado é a criação de uma Suíte de Praia elegante, com objetos que remetem a um Hotel Boutique", ressalta Fernanda.

foto: Marco Pinto




Andrea
e Fernanda optaram pela iluminação indireta do ambiente para valorizar os desenhos e revestimentos. Os objetos foram todos importados. A banheira no quarto recebeu revestimento interno de madeira, seguindo as tendências de hotéis boutique em Bali, Japão e China e oferece um clima romântico ao ambiente.


Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli Arquitetura
Formadas em arquitetura pelo Mackenzie e Faculdade Belas Artes, respectivamente, Andrea e Fernanda desenvolvem seus projetos com muita dedicação e boas parceiras, com foco em projetos de alto padrão e despontam como novos talentos em um mercado tão competitivo como o da Decoração.

O cuidado com cada detalhe, sobretudo com o projeto luminotécnico, a utilização da arquitetura com volumetria, o charme nas paredes, o atendimento personalizado e a adoção de um estilo contemporâneo e atemporal são características do trabalho das profissionais.

Andrea e Fernanda especificam sempre materiais atuais, seguindo as tendências, sem deixar de atender às necessidades de cada cliente e obra. Destacam-se o uso de tecidos naturais, palhas de seda, couro, tons claros, com toques de cores alegres e contrastes.

Casa Kids 2010: Teresa Simões cria espaço de entretenimento para adultos e crianças


Área
: 95 metros quadrados
Ambiente: Cyber Games Room
Perfil: Projeto tem lounge de entrada, home e espaço teen

A Arquiteta Teresa Simões estreia na mostra Casa Kids com o projeto Cyber Games Room, especialmente criado para o público que gosta de jogar videogames portáteis e de visualizar seus movimentos em uma TV. “O espaço Cyber Games Room tem como proposta refletir a linguagem dos games por meio de um mobiliário diferenciado, iluminação e experiência interativa que aproxime a criança a esse mundo”, explica Teresa.

Para isso, foi montado um ambiente lúdico no lounge de entrada com predominância de formas curvas e cores diversas – inspirado nas bolhas de sabão, além de outros dois espaços que possibilitam a experiência do jogo sob diferentes maneiras. “Este lounge é mais voltado para as crianças, entretanto tive a intenção de aguçar a curiosidade dos adultos também”, diz Teresa.

fotos: J. Vilhora
Lounge de entrada
É o maior espaço e também o mais diferenciado. Possibilita que os games portáteis possam ser jogados em diversas posições. A inspiração para essa área foram bolhas de sabão que voam pelo ar e, nesse caso, se prendem às paredes formando grandes “casulos”. O acesso a esses casulos se dá por meio de caixas de tamanhos, formatos, profundidades e cores diferenciadas, apoiando curvas que se transformam em chaises.


Outros destaques do Lounge
:
Bonecos inseridos na porta basculante, dentro de uma bola de vidro; piso laminado branco Malibu e rodapé MDF branco; a marcenaria do ambiente tem acabamento em fórmica e pintura Gofrato (uma pintura microtexturizada com tinta esmalte poliuretânica, que alguns chamam de fórmica líquida, tem alta resistência a produtos químicos e aos riscos) e listras feitas de adesivo decorativo; a iluminação foi composta por uma mistura de Led e fibra óptica embutidos no formato de bolas de diversos tamanhos; e futons listrados e brancos.

Home
Tem como diferencial um painel decorativo de metal em diferentes formatos de bolas, na cor branca, com o fundo marrom. Abaixo dele é possível retirar de um gavetão um tapete em formato de quadra de tênis utilizado no jogo Wii Sports, videogame produzido pela Nintendo.

Outros detalhes do Home:
Base e painel da TV de fórmica que imita madeira, iluminação atrás do painel indireta e dois embutidos quadrados com uma lâmpada AR central em cada um.

Espaço teen
É uma área mais intimista, mas que também abriga outro entretenimento: a rock band e todos os seus instrumentos. Uma plataforma no formato de palco garante a diversão dos jogadores e do público espectador.

Outros detalhes do Espaço teen :
Puffs em formato do Pac-Man (come-come), persiana Rolo, bancada com lift para TV e armário, suporte para guitarras em madeira BP branca.

Teresa Simões
É formada em arquitetura há 25 anos pela Faculdade Belas Artes, sendo especializada em projetos de interiores. Teresa mantém escritório em São Bernardo do Campo, cidade onde tem sido premiada pelo programa Plano de Incentivo do Pólo de Decoração do ABC desde 2006, consecutivamente. Durante a primeira edição da Mostra Pólo Design Show (2008) assinou o projeto da Cozinha Gourmet.

Para se manter sempre atualizada em relação às tendências, a arquiteta participa de feiras internacionais do segmento. E, objetivando dar sua pequena contribuição para um futuro melhor, Teresa também tem se dedicado aos trabalhos voluntários, como a revitalização do asilo Nosso Lar, em Santo André, coordenando a reforma da lavanderia, e a criação do projeto da creche Creche Shekinah (Vila Santa Luzia – São Bernardo do Campo).

CASA COR 2010: Marília Veiga faz homenagem ao cineasta Fernando Meirelles


Área: 65 metros quadrados
Ambiente: Loft do Cineasta Consagrado
Perfil: Loft contemporâneo com dormitório, home theater, espaço gourmet, home office e banheiro

Conforto, harmonia, sustentabilidade, tecnologia e inovação. Estes são os principais elementos que a Designer de Interiores Marília Brunetti de Campos Veiga utilizou para a criação do Loft do Cineasta Consagrado. A paixão pelo cinema também inspirou a homenagem a uma das personalidades mais importantes do cinema brasileiro: o arquiteto e cineasta Fernando Meirelles.

O espaço marca a 15ª participação de Marília na Casa Cor e procura tanto expressar o estilo de Meirelles como encantar os visitantes da mostra, para que eles sintam-se como se estivessem no canto preferido de suas próprias casas.

fotos: Divulgação


Os espaços do Loft do Cineasta Consagrado são totalmente integrados, sendo possível assistir a TV LCD de qualquer um deles. Entre os destaques, uma das paredes em tom mostarda recebeu a aplicação de um storyboard de um dos filmes produzidos por Meirelles.




Outro é a obra de arte Ensaio Sobre a Cegueira (uma referência ao livro de José Saramago que acabou virando um dos filmes de Meirelles). E por último, haverá uma demonstração de uma leitora de reconhecimento facial, que faz a leitura da posição dos olhos, da boca ou do nariz, entre outros, dificultando o acesso de pessoas que não têm permissão a um determinado local. “Uma menção ao que há de mais atual em se tratando de segurança, assunto tão em evidência neste século 21”, diz Marília.

Na parte de iluminação, um sistema de automação com cenas pré-programadas para o Loft do Cineasta Consagrado oferece dinamismo e inovação tecnológica aos espaços. Os recursos de áudio e vídeo também foram automatizados e podem ser controlados através do Iphone/Ipodtouch.

“A iluminação dimerizada e os sistemas de controle economizam energia e geram uma vida útil maior para lâmpadas e transformadores, o que também pode ser considerado um fator de sustentabilidade”, explica Marília Veiga.

O ambiente também recebeu a aplicação de madeira de demolição no piso, um material sustentável que proporciona um lindo efeito associado à iluminação, e toda madeira utilizada nas marcenarias é certificada. Para valorizar a textura, uma das paredes foi deixada em seu estado bruto.

Primando pelo casamento da cor e aconchego, Marília Veiga utiliza o tom Nocciola em uma das paredes, o que permitiu o uso de nuances variadas nos móveis e acessórios. E para complementar a sofisticação da proposta, a designer de interiores especificou na sua maioria tecidos em fibras naturais.

Ambientes e alguns detalhes do Loft do Cineasta Consagrado
O home theater proporciona uma experiência de cinema em casa, com alta qualidade de imagem e som. O Home theater esbanja conforto: o sofá, a chaise longue e a poltrona com desenho moderno e inovador permitem momentos de relaxamento, ler um livro, assistir o programa favorito, ou mesmo aos filmes produzidos e preferidos.

Para ter as mídias de DVD e os livros sempre em mãos, Marília projetou duas prateleiras acima da TV de LCD e abaixo da TV um armário. “A combinação harmoniosa de todos os elementos transmite uma sensação única, de não querer sair do espaço”, destaca Marília.

Ainda no home theater ela apresenta um interessante contraste entre a laca em alto brilho com o mármore Travertino Bruto (fosco) – em consonância com as tendências divulgadas no Salão do Móvel e Milão 2010. Tudo isso complementado por um sofisticado espelho bronze e um tapete com formas geométricas assimétricas e tons levemente diferentes, o que promove ainda mais aconchego.

Em um dos cantos do espaço Marília inseriu uma confortável chaise longue e uma luminária vermelha Jielde, promovendo o relançamento de uma peça dos anos 50. E para completar, uma grande foto de Trípoli remete ao tema da sustentabilidade, do qual Fernando é adepto.

Em harmonia com uma das paredes do ambiente (onde estão os storyboards), o espaço gourmet também ganhou uma bancada no tom mostarda. Destaque para a parede em estado bruto dando um diferente contraste com as obras de arte. No dormitório, cama, baú, luminárias, e obras de arte oferecem conforto para o casal num ambiente jovem e descontraído.

E no home Office, indispensável nos dias de hoje, destaque para uma Cadeira 360º com seu desenho inovador. “Um dos desafios na criação do Loft do Cineasta Consagrado foi imprimir a personalidade de Meirelles em um espaço contemporâneo, prático, aconchegante, que transmita a emoção de trabalhar com cinema”, diz Marília Veiga.

Sobre Fernando Meirelles
Fernando Meirelles nasceu em 9 de novembro de 1955 na cidade de São Paulo (SP). Entrou para a vida artística realizando vídeos experimentais com um grupo de amigos enquanto estudava arquitetura. Esse mesmo grupo fundou a produtora independente Olhar Eletrônico.

Nos anos 80, Meirelles começou a produzir programas de TV que ajudaram a revitalizar a programação brasileira, entre eles a série protagonizada por Ernesto Varela (personagem criado por Marcelo Tas), a TV Mix e a série infantil Rá-Tim-Bum. No fim dos anos 80, passou do vídeo para a película, dirigindo vários comerciais.

No começo dos anos 90, com Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro, montou a companhia de produção O2 Filmes. Durante a última década, se tornou um dos mais respeitados diretores de publicidade do país. Desde 1996, co-dirigiu dois curtas e dois longas-metragens.

Depois de alguns trabalhos para TV, em 1998 dirigiu seu primeiro longa-metragem para o cinema: a continuação do filme infantil O Menino Maluquinho. Quatro anos depois, com o filme Domésticas, conquistou diversos prêmios em festivais nacionais.

A grande virada de sua carreira viria em 2002. Dirigindo o aclamado Cidade de Deus, seu trabalho ganhou repercussão internacional, sendo considerado um dos melhores filmes do cinema brasileiro da década. O sucesso foi tão grande que Cidade de Deus recebeu quatro indicações ao Oscar, uma delas para Meirelles na categoria de Melhor Diretor.

Em 2005, firmou-se como um dos mais importantes diretores internacionais ao levar para o cinema O Jardineiro Fiel, trabalho que lhe valeu uma indicação ao Globo de Ouro e outra ao BAFTA, ambas na categoria de Melhor Diretor. Seu filme mais recente é Ensaio Sobre a Cegueira, baseado na obra do escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura. Fernando Meirelles é casado com Ciça Meirelles e pai de dois filhos: Francisco e Carolina.


Sobre Marília Brunetti de Campos Veiga
Com experiência de 35 anos em design de interiores, Marília conquistou o reconhecimento da mídia especializada e realiza projetos no Brasil e no exterior. Participante de diversos eventos no setor: Casa Cor, Casa Hotel, Equipotel e Mostra Artefacto são alguns exemplos.

O resultado de tanta dedicação e competência é a satisfação do cliente e sua tranquilidade após a finalização de cada projeto, seja ele residencial ou corporativo. Com uma equipe especializada, sua empresa oferece suporte em todas as etapas do projeto: desde o estudo até a decoração final.

Seletto Bagno lança novo site


Os clientes da Seletto Bagno acabam de ganhar um super presente da nova direção da empresa, a reformulação do site, com novas cores, formato e imagens padronizadas. O desafio do projeto foi organizar uma amostra da linha de produtos comercializada pela Seletto Bagno.





O novo formato, dinâmico, moderno e fácil de navegar, evidencia o posicionamento dos diretores da empresa, Izilda Fiorentino e Moacir Dias."Todos os produtos estão com código interno (CI) para facilitar a vida do cliente", destaca Moacir.


Segundo Izilda a empresa também está preparando outras novidades. "Como a entrada de novos fornecedores, todos com produtos de primeira”, revela.

Na Seletto Bagno há pouco mais de três meses, Moacir Dias, profissional com mais de 35 anos em projetos sob medida, revela que a próxima etapa de reformulação da marca será a implantação de ambientes no showroom.

“Vamos utilizar nosso espaço para fazer projetos inovadores para quarto, home e banheiro. Assim nosso cliente terá uma ideia, ao vivo, do trabalho que podemos desenvolver”, finaliza.

Antes da reformulação

Mudanças na Seletto Bagno

O empresário Moacir Dias da Silva, profissional que atua na produção de móveis de alto padrão há mais de 35 anos, é o novo sócio de Izilda Fiorentino, idealizadora da Seletto Bagno. As primeiras sócias, Claudete Moraes e Patrícia Mazzei se desligam da empresa para a realização de projetos individuais.

Com a entrada de Moacir, o trabalho da empresa passa a ser desenvolvido em duas vertentes de negócios: loja (com uma ampla variedade de produtos e acessórios para banheiro), e a execução e o acompanhamento de projetos sob medida para os mais variados ambientes, como quarto, home, escritório, cozinha, além do banheiro (atual especialidade da casa). A coordenação financeira é de Alda Carneiro.

Nova equipe já está trabalhando no novo site
Objetivo da nova gestão é melhorar a organização da home para facilitar a vida dos clientes e visitantes. O endereço será o mesmo www.selettobagno.com.br

Saiba mais sobre a Seletto Bagno
A Seletto Bagno é uma empresa especializada em louças e metais para banheiro. Fundada em 2006 com o objetivo de reunir as principais marcas do setor, a SB se reestrutura em 2010 para enfrentar este novo desafio: a execução de projetos sob medida para os mais variados ambientes.

O trabalho da equipe Seletto Bagno é pautado em torno da excelência da qualidade e na oferta de produtos de alto nível para clientes finais e profissionais da área.

O atendimento personalizado da SB permite que o cliente, ou profissional, possa adequar o seu projeto com o que há de melhor no mercado da Decoração e Design.

Com a qualidade e o prazo de execução sempre em conformidade com o planejamento do projeto, a Seletto Bagno preserva o diálogo aberto como ponto fundamental com seus clientes, fornecedores e profissionais da Arquitetura e Decoração.

A satisfação de obter um alto nível de resultados nos trabalhos executados é que faz com que a equipe da Seletto Bagno esteja em constante progresso.

Zezinhos e Tribo Bakongo agitaram a manhã de sábado no Gabriel InDesign


O inicio das atividades de entretenimento e lazer do Gabriel Indesign começou às 10h do dia 14/11/09, com a apresentação do Coral da Casa do Zezinho, composto por 30 “Zezinhos”, que cantaram “Planeta Água”, de Guilherme Arantes.

fotos: Divulgação

A orquestra e a turma da percussão também agitaram o público. Composto por pais, alunos e convidados, eles curtiram a manhã no Colégio Madre Alix (Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.555).

Uma pausa para o sorvete e a pipoca antes do início de mais uma apresentação dos “Zezinhos”, desta vez do grupo de capoeira e da bateria, que também arrancaram aplausos do público. “As apresentações foram lindas, nossos professores e alunos estão encantados”, disse a coordenadora pedagógica do Colégio Madre Alix, Eliseth Marta Denaday.

Segundo o coordenador de eventos da Casa do Zezinho, Gilson Martins, o sucesso é resultado do esforço de cada um dos integrantes do projeto e do trabalho dos quase 70 profissionais envolvidos. “Do total, 60% dessas pessoas entraram como voluntárias, trabalharam como educadores e hoje são profissionais contratados”, afirma.

Outra atração foi o show do grupo cultural Tribo Bakongo Kingoma, do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados). Dançarina, cantores e percussionistas apresentaram danças africanas, usando roupas e acessórios típicos do Norte de Angola.

As músicas são de autoria do refugiado angolano Bantu Tabasisa, que fundou e coordena o grupo cultural há mais de cinco anos. “Cada gesto na dança tem um significado”, destacou Tabasisa. “A primeira foi relacionada à caça.” No final do show, os interessados em aprender alguns passos de dança africana participaram de uma oficina especial.Oficinas e exposições

Paralelo às apresentações, várias salas do Colégio Madre Alix foram adaptadas para oficinas de Arte e Design, como a oficina de Moda e Estilo, sob a coordenação da professora Dhora Costa/Universidade Belas Artes (parceira do Gabriel Indesign) e as oficinas de pipas, miçangas, permacultura, além de uma bancada para exposição de alguns livros da Casa do Zezinho.







Entre eles, Zona de Guerra, de Marcos Lopes, que mostra a pobreza, a morte e o abandono sem subterfúgios; e Pedagogia do Cuidado, um modelo de educação social, de Celso Antunes e Dagmar Garroux. Peças de artesanato da Tribo Bakongo Kingoma também foram expostas no local.



O Gabriel Indesign é uma rodada de atividades que comemora o “Ano Internacional das Fibras Naturais”, instituído pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), em prol da divulgação do design criativo e da tecnologia inteligente. Com a iniciativa, a Associação Alameda Gabriel visa inserir São Paulo entre as 25 principais cidades do design no mundo.

Destaca-se, por isso, o compromisso sociocultural e ambiental da Associação Alameda Gabriel com a sociedade, refletido no olhar humanitário para os povos refugiados no Brasil – protegidos pelo governo brasileiro e apoiados pelo ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) – simbolizando os povos de todas as raças que se encontram em São Paulo e valorizando as culturas que influenciam o modo de vida do povo brasileiro.

Prefeito Gilberto Kassab abre o Gabriel InDesign

E inaugura pedra fundamental do projeto de requalificação urbana da Al. Gabriel Monteiro da Silva

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio de Carvalho, o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman, empresários, lojistas e convidados estiveram presentes no dia 10/11, pela manhã, na inauguração da pedra fundamental do projeto de requalificação urbana da Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

Objetivo é transformar a alameda em um boulevard até 2015. Prevê um investimento de R$ 60 milhões, divididos entre lojistas e as iniciativas privada e pública. A cerimônia também marcou a abertura do Gabriel Indesign, um dos maiores eventos a céu aberto de Decoração e Design da América Latina, que acontece até o dia 28/11 e envolve mais de 70 lojistas da Alameda Gabriel.

fotos: Divulgação



"O projeto de requalificação será um diferencial para a população de São Paulo e se transformará um ponto indispensável para os turistas de todo o mundo", disse Kassab.





O evento foi mediado pela curadora do Gabriel Indesign e diretora da consultoria The Advisors, Sheila Pimentel, e marcou o início desta primeira edição, que inclui mais de 40 atividades voltadas a Design, Arte, Cultura, Decoração e Urbanismo, como palestras, mesas-redondas, painéis, exposições e lançamentos.


Segundo Caio Carvalho, hoje a SPTuris trabalha para criar uma identidade para a cidade. “O que vocês estão fazendo aqui é justamente materializar um sonho de todos nós, de criar um arranjo produtivo local, organizando todos os atores interessados em um determinado objetivo e buscar o sucesso do negócio, o que considero ser o grande desafio do Brasil”, disse.

Estudos da SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos, destacam que o Gabriel Indesign poderá atrair até 25 mil pessoas de fora da cidade, que vão movimentar cerca de R$ 32,8 milhões.

Para o secretário Walter Feldman, o mundo está mudando em relação ao novo papel do cidadão. “As pessoas estão transformando os grandes centros urbanos, passam a ter uma nova postura, uma nova compreensão, um novo diálogo. E isso corresponde a espaços que devem ser repensados e reconstruídos, tendo em vista um novo convívio”, destacou.

A cerimônia de abertura do primeiro Gabriel Indesign aconteceu no Espaço Gourmet Siquini. Com a iniciativa, a Associação Alameda Gabriel visa inserir São Paulo entre as 25 principais cidades do Design no mundo e transformar os 2 quilômetros que ligam a Av. Brig. Faria Lima e a Rua Oscar Freire num boulevard ao ar livre.

O compromisso sociocultural e ambiental da Associação Alameda Gabriel com a sociedade também será marcado com a realização de uma série de atividades, como o apoio ao Museu da Casa Brasileira, em seu 23º Prêmio Anual de Design, às ações de preservação dos Jardins, propostas pela “Ame Jardins”, e à Casa do Zezinho, que transforma a vida de crianças e jovens por meio da arte e da cultura.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Casa Cor 2008: Ponto de Vista Ruy Ohtake


foto: Tito Oliveira
Arquiteto e Designer de móveis, responsável por mais de trezentas obras realizadas no Brasil e no exterior. Em um momento em que se fala tanto em sustentabilidade, o brasileiro Ruy Ohtake está muito a frente. Em 99, foi convidado para fazer parte do 20º Congresso da União Internacional de Arquitetos, em Pequim, ao lado de Jean Nouvel e Tadao Ando. Hoje, Ohtake fala com exclusividade para o Núcleo sobre meio ambiente e seu projeto na Casa Cor 2008 onde homenageia o mestre Oscar Niemeyer.

Núcleo de Decoração: Já pensando na Casa Cor 2009, para o senhor, qual a importância da aplicação da sustentabilidade nos produtos, uma vez que este será o tema do próximo evento?
Ruy Ohtake: Eu acho que é uma preocupação que todos nós, arquitetos e construtores, devemos ter. E essa questão da sustentabilidade começa na educação, desde o primário. Passa pelas escolas e pela atitude do profissional. Começando por evitar o desperdício e fazer com que os materiais tenham o máximo da durabilidade. Na água, por exemplo, com o reuso, os materiais industrializados, tanto pela sua origem, sua fabricação, pela saúde e pela questão social.

Núcleo: O Sr. acredita que se o trabalho começar agora, ainda é possível construir um Brasil mais consciente?
Ruy Ohtake: Acredito muito, tenho uma fé muito grande. O Brasil está a caminho de ser um grande país e um dos pilares vai ser a sustentabilidade, outra vai ser a solução das questões sociais.

Núcleo: Sobre a homenagem a Oscar Niemeyer?
Ruy Ohtake: Maravilhosa comemoração porque o mundo inteiro está prestando essa homenagem. Eu nunca vi a imprensa mundial celebrando tanto o Oscar. Isso reflete a importância mundial que ele tem. E aqui no Brasil, o carinho com que as pessoas têm comemorado: esse respeito da Casa Cor. Ele é um dos brasileiros mais significativos de toda nossa história e é um exemplo para todos nós, pela sua ousadia, sua ética, de modo que acho que nós devemos comemorar mais 100 anos de Oscar.

Núcleo: Em um país com grandes contrastes sociais, como o Brasil, o que representa a Casa Cor para o senhor?
Ruy Ohtake: Eu acho que cada profissional deve ter a posição que acha mais correta. Às vezes eu penso em fazer um projeto mais sofisticado, e às vezes fazemos projetos para uma comunidade mais carente, como é o caso da Heliópolis. Acho que nós temos que ter essa consciência muito presente, dos ajustes sociais. E cada um, na sua atividade dentro das suas possibilidades, fazer com que este Brasil seja um país enorme, para que as pessoas e a sociedade sejam mais corretas, mais justas.

Núcleo: E quanto ao evento Casa Cor?
Ruy Ohtake: A Casa Cor representa o pensamento. Eu acho que o caminho para a Casa Cor poderia ser também o projeto do design. O design é uma coisa interessante porque é uma criação do artista, designer, arquiteto que é atraído pelo desafio da reprodução industrial. É nessa reprodução industrial que vão tentar fabricar. E essa fabricação pode ser desde peças de custo muito barato ou peças super sofisticadas. Então vai depender de cada um. Acredito que a população pode adquirir. E o terceiro é fazer com que este trabalho se torne cada vez mais brasileiro. Acho que o Brasil é um país que tem uma possibilidade criativa de fazer seus interiores, seus designers. E aí é só passar a ser uma coisa internacional. Eu gostaria que fosse evitada a cópia de soluções conhecidas, européias e norte-americanas. Mas o Brasil tem já uma cultura de arquitetura de interiores, de materiais que desafiam a gente a fazer um design brasileiro.

Núcleo: O Brasil está num novo patamar do design?
Ruy Ohtake: Quase, nós temos que lutar muito, fazer essa consciência para que a gente consiga fazer do design aquilo que a arquitetura já deu o primeiro passo.

Entre as principais obras de Ruy Ohtake estão os hotéis Unique e Renaissance (SP, o Parque Ecológico do Tietê, o sistema de transporte urbano Paulistão e a sede social e cultural do São Paulo Futebol Clube). Em Brasília, o Hotel Blue Tree, o Estádio do Gama, o Brasília Shopping. No exterior, é o responsável pela embaixada brasileira em Tóquio, pelos jardins e museu da Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos. Ele também assina o projeto de adequação do Estádio Cícero Pompeu de Toledo ou Morumbi para a Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil.

... Mas se as características dos projetos do nosso colega revelam tão benéfica influência, seu talento soube contê-la na escala desejada, com esse amor pela curva, pela criatividade, pelo espetáculo arquitetural que o faz um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira. OSCAR NIEMEYER

CECAL lança cartela de cores 2008/2009

Vermelho chinês é o destaque entre as 26 tonalidades apresentadas

O Núcleo de Decoração marcou presença no lançamento da nova cartela do Centro de Cores da América Latina (Cecal) 2008/2009 com o tema “Realizando Sonhos”, que aborda o gosto pela fantasia e pelo imaginário. As 26 cores foram divididas em quatro grupos de comportamento: ECOTOM, LUDIS, MAXImini e NEOGOLDEN.

Imagens: Divulgação

Neste convite ao sonhar, o humor e a poesia suprem a formalidade, levando toques leves e pueris para todos os cantos da casa. Mais um exercício de extravagância dirigido àqueles que têm vontade de rebater exigências de forma cotidiana. “A cor vermelho chinês foi a mais votada e se torna a grande promessa para 2009”, destacou a designer de interiores Elisabeth Wey, presidente do Cecal.

O evento, organizado pelo Comitê Brasileiro de Cores, em parceria com a Suvinil, Duratex e Schmidt, aconteceu dia 18 de março no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e abriu a 10ª edição da “Semana Internacional da Cor” com a palestra “Realizando Sonhos”, que explorou os temas da cartela.




Para complementar a palestra, diversos artistas utilizaram parte do vão livre do MASP para realizar um trabalho de improvisação e criação através da harmonia das cores. “Estamos em total sintonia com a exposição “Color Chart”, inaugurada recentemente pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) envolvendo cor e artistas plásticos”, destacou Wey.

No final do evento foram selecionados os trabalhos com as melhores harmonias cromáticas para participar da exposição “Arte e Cor Industrial”, a ser realizada no segundo semestre.

Como o CECAL dividiu as cores para a realização dos sonhos:





ECOTOM
Determina a era do verde, objetiva os entusiastas do naturalismo doméstico e propõe a união dos brasileiros em busca de nova identidade. É a Ecologia virando sustentabilidade.






LUDIS
Realça o mundo imaginário das fábulas, abusa de tons fortes, usa e abusa de grafismos coloridos e faz um convite para se deixar a vida correr mais leve e solta em busca da eterna felicidade.





MAXImini
Ideal para a criação de projetos que envolvam imaginação, alimentados pela emoção e embasados no tripé (herança, hospitalidade e beleza).






NEOGOLDEN
Utilizada para representação da ostentação e extravagância típicas do barroco, aproveitando os efeitos provocados pela suntuosidade da decoração. Cores dedicadas às pessoas tradicionais, apegadas ao seu patrimônio.

Sobre a Cartela CECAL 2008/2009
A ideia do fundo preto (imagem acima) chega inspirada nas tendências mundiais de sustentabilidade e economia de energia (Google Black) e apresenta diversas combinações de tons para cada uma das quatro harmonias desenvolvidas.

O material de divulgação das novas cores, lançado bienalmente pelo CBC, é produzido com um grupo de profissionais voltados a pesquisas, planejamento e coordenação cromática, com apoio de indústrias como Merck, Bayer, Ciba e Basf.

A equipe viaja por diversos países visitando as principais feiras das indústrias de construção civil, têxtil e automobilística para coletar dados que embasarão o trabalho.

Sobre o Comitê Brasileiro de Cores
O CBC foi fundado em 1983, pela designer de interiores Elisabeth Wey. Tem objetivo de orientar o desenvolvimento de cores e tonalidades para produtos de escritórios e residências, seguindo as principais tendências do mercado internacional. Entidade sem fins lucrativos, a instituição reúne e orienta empresas na escolha e uso das cores para melhor conquistar o mercado brasileiro de decoração e outros. O CBC atua em conjunto com o Centro de Estudos de Cores para a América Latina (CECAL) e estuda as tendências regionais e a brasilidade das cores.

Arquitetura de São Paulo em debate no IED

Objetivo é estender o trabalho para todos os bairros da cidade

Três personalidades do mundo do Design se reuniram para analisar a Arquitetura paulistana. O diretor da Ottagono, do grupo IED e colunista de design e arquitetura do “Corriere della Serra”, Aldo Colonetti; a ex-diretora do Museu da Casa Brasileira, mestre em História e especialista em Design, Adélia Borges; e o mestre em história e crítico de arquitetura, colunista do Caderno Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo, Guilherme Wisnik.

A base para o debate “Horizontes invisíveis, trocando olhares entre São Paulo e Milão" - realizado dia dia 4 de março, na sede do Istituto Europeo de Design - foi a reportagem especial da revista Ottagono, edição de janeiro, com 32 páginas, que analisa as estruturas arquitetônicas da cidade e enxerga a metrópole como uma mistura rica de culturas, classes e sociedades.

Aldo Colonetti destacou as principais características da Arquitetura italiana, suas simbologias e aspecto histórico. As grandes cidades italianas e São Paulo são palcos de contradições, como a existência de projetos com características globais e, ao mesmo tempo, a necessidade de valorizar a cultura local.

“São Paulo é um exemplo muito interessante deste ponto de vista: em particular, da sua vastidão e população multicultural integrada em um determinado nível social, mas desintegrada em outros aspectos”, disse. Para ele, a Arquitetura e o Design devem questionar problemas como a propriedade e o medo na cidade sem esperar por uma solução definitiva. Um bom exemplo é o trabalho de revitalização do Centro e de seus principais pontos culturais e institucionais.

Para Adélia Borges, São Paulo é uma cidade que traduz as contradições que vivemos no Brasil e o que a define é justamente esse aspecto ‘do sem limites’. Sobre as obras arquitetônicas de São Paulo na Ottagono a Designer ressaltou que hoje se vê um número muito grande de revistas estrangeiras, italianas e norte-americanas, apresentando ensaios sobre o Brasil, uma mudança significativa do panorama que se tinha nos anos 80, quando Adélia começou a freqüentar o Salão do Móvel em Milão.

“Quando eu me apresentava como jornalista estrangeira nos estandes, muitas vezes, era recebida até de forma rude, como uma reação ao fato da gente ser brasileiro.Hoje, é justamente o contrário. Quando a gente se apresenta como brasileiro nos eventos de Design há um interesse, há uma procura.”

Guilherme Wisnik destacou a importância de cada brasileiro passar a valorizar as obras, os projetos nativos. “É impressionante como os estrangeiros ligados ao mundo da arquitetura adoram São Paulo. Eu não conheço nenhuma exceção a esse fato. A gente tende a desvalorizar e os estrangeiros adoram nossa vitalidade, nossa cultura pujante”.

O debate “Horizontes invisíveis, trocando olhares entre São Paulo e Milão” reuniu mais de 50 profissionais, especialistas em arquitetura, design, além de estudantes do IED. O arquiteto Marcelo Barbosa, diretor da Barbosa & Corbucci e professor de projetos no Mackenzie, considera a temática do evento importante porque para ele as pessoas olham São Paulo como uma cidade do grande século.

“A imprensa do mundo, Milão, Madri e México, já nos procurou por conta da Ottagono. Então estar na revista (pág. 186) é um grande orgulho. Afinal, nada como representar uma cidade que está inserida num contexto internacional de arquitetura e design”.

Entre as construções abordadas pela Ottagono estão o Museu Brasileiro de Escultura de Paulo Mendes da Rocha, o Auditório do Ibirapuera de Oscar Niemeyer, o Centro Britânico Brasileiro da Botti & Rubin Arquitetos Associados, o Centro Cultural Tomie Othake de Ruy Ohtake, o Edifício Projeto Viver da Fortes, Gimenes e Marcones Ferraz, o Museu da Língua Portuguesa de Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha e a Plataforma de Embarque de ônibus da Barbosa & Corbucci Arquitetos Associados, entre outros.

A Designer Susanna Sacchi Padovano, mediadora do evento, encerrou o debate destacando a oportunidade única de reunir excelentes profissionais para falar sobre os processos criativos, as temáticas urbanísticas, arquitetônicas e de design entre essas duas metrópoles e suas culturas.

Núcleo de Decoração na SantosArquidecor 2008

Expectativa dos organizadores é superar a marca de 16 mil visitantes

O Núcleo de Decoração, a principal associação de lojas de alta qualidade de São Paulo, está entre os parceiros da 14ª SantosArquidecor – Casa Natal 2008. A mostra anual de arquitetura e decoração de Santos é promovida pela Associação de Ex-Alunos do Colégio Stella Maris (AEA) com renda destinada à manutenção de antigo projeto social.

Para a realização de um evento com ampla diversidade de mobiliários (utilizando as combinações de madeiras, tecidos, texturas, entre outros), os profissionais mesclaram tecnologia, simplicidade, modernidade e sofisticação de ambientes. O resultado é um misto de equipamentos de última geração, objetos valorizados pela luz, ambientes ampliados pelo uso de espelhos, viveiros de plantas tropicais, elementos rústicos, uso das mais variadas cores e um olhar atento aos temas ecológicos e sociais.

Das 26 empresas associadas ao Núcleo de Decoração, a Avanti entrou como fornecedora de tapetes no projeto Sala de Jogos com Lareira, das arquitetas e urbanistas Andréa Mendes e Maria Pierdomenico e Itaarte ganhou destaque no projeto Bilheteria, da Garage Arquitetura & Design. Em que a bancada foi toda revestida em ônix (caramelo na frente e branco no verso), iluminação interna da Mingrone Luminotécnica, especialista em luminotécnica, o que valorizou ainda mais a translucidez da pedra, ofereceu inovação e grande sofisticação.

fotos: Edilene Mendonça




O ônix, produto originário da Cordilheira dos Andes, é uma pedra semi-preciosa utilizada pelo homem desde a antiguidade como adorno, proteção e em ambientes de decoração. A beleza da pedra agrega requinte e sofisticação aos mais exclusivos projetos arquitetônicos e de interiores.



“Um dos diferenciais da SantosArquidecor está na oportunidade proporcionada aos participantes, porque além do evento oferecer espaço para o profissional veterano divulgar seu trabalho, também abre as portas para os novos talentos (jovens e alguns de idade avançada)”, destaca a presidente do Núcleo de Decoração e diretora da Itaarte, Silvia De Tommaso,


Os arquitetos e urbanistas, Lêda Nardella e seu filho Leonardo Nardella, por exemplo, estão na quinta participação consecutiva. Eles projetaram uma varanda onde abriga o hobby do casal e tem o objetivo de cumprir a função de out living.

“O projeto está entre os que deram preferência para materiais naturais e iluminação cênica, criando uma ambientação romântica. Participar da SantosArquidecor tem se tornado indispensável para a divulgação de nosso trabalho e para estreitar o convívio com os colegas de profissão”, disse Lêda.





Entre as estreantes, a designer de interiores Fernanda Patrão, da Faculdade de Belas Artes de São Paulo. A Designer desenvolveu um espaço Kids que se transforma no mundo de Walt Disney. O local foi projetado com piso emborrachado, móveis pequenos e uma TV na altura dos pequenos proprietários. “Estou radiante pela oportunidade de divulgar meu trabalho”.


Em menos de dez anos a SantosArquidecor tornou-se referência no país, ocupando espaço ao lado dos principais eventos do gênero. Neste ano foram montados 48 ambientes residenciais e 13 espaços comerciais, projetados por 81 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo. A expectativa é que supere a marca de 16 mil visitantes.

Para a presidente da Associação de Ex-Alunos do Colégio Stella, Aili Fernandes, visitar a SantosArquidecor é descobrir um mundo de idéias e detalhes que pode mudar os lares, a relação com o próximo e com o mundo. “Participar de um evento que já se tornou um marco no calendário da cidade de Santos, também representa uma grande oportunidade”.

Núcleo tem nova diretoria e conselho

Presidente foi reeleita por unanimidade

No dia 4 de dezembro foi eleito o novo Conselho do Núcleo de Decoração para o biênio 2009-2010. Formado por Amélia Gibson (Manufatura), José Armando Cerello (Armando Cerello), Juliana Ulbricht (Avantime), Ludmila Lepri (Lepri Cerâmicas), Márcia Oliveira (Madeira Bonita), Marion Xavier (Século Tapetes), Matthieu Halbronn (Futon Company), Maysa Faria (Arango), Mônica Nishi (Recesa) e Silvia De Tommaso (Itaarte).

Estes empresários definiram em 18 de dezembro a nova diretoria da entidade. Silvia De Tommaso, que assumiu a presidência em substituição a Ana Paula Zagalo, continua sua missão. José Armando Cerello é o novo vice-presidente e Juliana Ulbricht continua suas atividades frente a diretoria financeira no Núcleo.

A nova diretoria vai apresentar o Plano de Ação de 2009-2010 já no mês de fevereiro. Entre as novidades o Núcleo irá intensificar sua atuação na área social. Também será feito um grande trabalho com os lojistas do Núcleo e com outros empresários do setor. O objetivo é conhecer melhor suas necessidades e expectativas para que as medidas propostas tenham uma efetividade ainda maior.

foto: Divulgação





“Vamos intensificar ainda mais as ações em torno do relacionamento com os Arquitetos e Designers de Interiores”, diz Silvia De Tommaso, presidente do Núcleo de Decoração de São Paulo.


Além do apoio às iniciativas como o TOP 100 da revista Kaza e o Prêmio Decorar (Editorial Magazine), o Núcleo irá premiar cinco profissionais com uma viagem para o Salão do Móvel de Milão. Este evento também irá gerar uma cobertura especial da Semana Internacional do Design.

Na área de comunicação o Núcleo irá apresentar o novo design do seu site. “A intenção é facilitar a visualização do conteúdo atualizado mensalmente, ampliando ainda mais a visitação”, explica Eugênia Nunes, executiva da entidade. Aguarde!

Espaço do Núcleo de Decoração é novidade na Kitchen & Bath 2009

Lounge projetado pela arquiteta Bya Barros reunirá profissionais para relacionamento e descanso

foto: Divulgação


Os visitantes da Kitchen & Bath Expo — Feira Internacional de Produtos e Acessórios para Cozinha e Banheiro poderão usufruir da sofisticação de um lounge de 48m². O espaço foi projetado pela Arquiteta Bya Barros e ambientado pelas empresas do Núcleo de Decoração: Benedixt, Armando Cerello, Itaarte, Século Tapetes, Avantime Automated Life e Futon Company.



No dia 24 de março, a diretoria do Núcleo de Decoração recebe os profissionais e convidados às 17 horas e faz uma homenagem especial a Arquiteta Bya Barros.

No dia 27 de março, três empresas associadas ao Núcleo de Decoração (Armando Cerello, Itaarte e Avantime) vão oferecer um “Welcome Coffee” para recepcionar os designers inscritos no 7º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, que acontece durante a feira.

A recepção ficará por conta dos diretores da Armando Cerello, Itaarte e Avantime, além disso, haverá o lançamento da mesa que reúne produtos destas empresas. Uma surpresa imperdível!

Desde a sua criação, o Núcleo de Decoração sempre teve presença expressiva no segmento de decoração. Com a participação na Kitchen & Bath, que têm como foco os mercados da construção e arquitetura, passa a atuar de forma mais consistente em toda a cadeia.

“Este fato é ainda mais importante se verificarmos que as reformas das casas, sobretudo das cozinhas e banheiros, necessitam não só de revestimentos, mas de uma gama completa de produtos, afirma Silvia de Tommaso, diretora da Itaarte e presidente do Núcleo de Decoração.

Saiba mais sobre o evento
A 4ª edição da Kitchen & Bath acontece entre os dias 24 e 27 de março de 2009, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Estima-se a participação de um público de mais de 13,5 mil para o evento, que conquistou a fidelidade de designers, arquitetos, decoradores, engenheiros, construtores e lojistas do segmento por ser a única feira exclusivamente voltada para o setor de cozinhas e banheiros.

Focada no mercado de alto padrão, a feira terá mais de 60 marcas em exposição, um crescimento de 20% em relação à edição anterior. Paralelamente acontece também 7ª edição da Revestir - Feira Internacional de Revestimentos, e o 7º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção.