Área: 65 metros quadrados
Ambiente: Loft do Cineasta Consagrado
Perfil: Loft contemporâneo com dormitório, home theater, espaço gourmet, home office e banheiro
Conforto, harmonia, sustentabilidade, tecnologia e inovação. Estes são os principais elementos que a Designer de Interiores Marília Brunetti de Campos Veiga utilizou para a criação do Loft do Cineasta Consagrado. A paixão pelo cinema também inspirou a homenagem a uma das personalidades mais importantes do cinema brasileiro: o arquiteto e cineasta Fernando Meirelles.
O espaço marca a 15ª participação de Marília na Casa Cor e procura tanto expressar o estilo de Meirelles como encantar os visitantes da mostra, para que eles sintam-se como se estivessem no canto preferido de suas próprias casas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEighAZXp-TUvS1yBCEY8aqlNbhaG9SUpROOX3x0dEzrH3NISabWcVOBL17q6Anoli8U3xesPeRAJiRIKP4peecTzgAySYvWj_DkCSncqQJzWRZ0TYw6ySDbNfpndtYaIwFmVbbFga517A/s320/marilia_veigag_28511012323746.jpg) |
fotos: Divulgação |
Os espaços do Loft do Cineasta Consagrado são totalmente integrados, sendo possível assistir a TV LCD de qualquer um deles. Entre os destaques, uma das paredes em tom mostarda recebeu a aplicação de um storyboard de um dos filmes produzidos por Meirelles.
Outro é a obra de arte Ensaio Sobre a Cegueira (uma referência ao livro de José Saramago que acabou virando um dos filmes de Meirelles). E por último, haverá uma demonstração de uma leitora de reconhecimento facial, que faz a leitura da posição dos olhos, da boca ou do nariz, entre outros, dificultando o acesso de pessoas que não têm permissão a um determinado local. “Uma menção ao que há de mais atual em se tratando de segurança, assunto tão em evidência neste século 21”, diz
Marília.
Na parte de iluminação, um sistema de automação com cenas pré-programadas para o Loft do Cineasta Consagrado oferece dinamismo e inovação tecnológica aos espaços. Os recursos de áudio e vídeo também foram automatizados e podem ser controlados através do Iphone/Ipodtouch.
“A iluminação dimerizada e os sistemas de controle economizam energia e geram uma vida útil maior para lâmpadas e transformadores, o que também pode ser considerado um fator de sustentabilidade”, explica Marília Veiga.
O ambiente também recebeu a aplicação de madeira de demolição no piso, um material sustentável que proporciona um lindo efeito associado à iluminação, e toda madeira utilizada nas marcenarias é certificada. Para valorizar a textura, uma das paredes foi deixada em seu estado bruto.
Primando pelo casamento da cor e aconchego, Marília Veiga utiliza o tom Nocciola em uma das paredes, o que permitiu o uso de nuances variadas nos móveis e acessórios. E para complementar a sofisticação da proposta, a designer de interiores especificou na sua maioria tecidos em fibras naturais.
Ambientes e alguns detalhes do Loft do Cineasta Consagrado
O home theater proporciona uma experiência de cinema em casa, com alta qualidade de imagem e som. O Home theater esbanja conforto: o sofá, a chaise longue e a poltrona com desenho moderno e inovador permitem momentos de relaxamento, ler um livro, assistir o programa favorito, ou mesmo aos filmes produzidos e preferidos.
Para ter as mídias de DVD e os livros sempre em mãos,
Marília projetou duas prateleiras acima da TV de LCD e abaixo da TV um armário. “A combinação harmoniosa de todos os elementos transmite uma sensação única, de não querer sair do espaço”, destaca Marília.
Ainda no home theater ela apresenta um interessante contraste entre a laca em alto brilho com o mármore Travertino Bruto (fosco) – em consonância com as tendências divulgadas no Salão do Móvel e Milão 2010. Tudo isso complementado por um sofisticado espelho bronze e um tapete com formas geométricas assimétricas e tons levemente diferentes, o que promove ainda mais aconchego.
Em um dos cantos do espaço Marília inseriu uma confortável chaise longue e uma luminária vermelha Jielde, promovendo o relançamento de uma peça dos anos 50. E para completar, uma grande foto de Trípoli remete ao tema da sustentabilidade, do qual Fernando é adepto.
Em harmonia com uma das paredes do ambiente (onde estão os storyboards), o espaço gourmet também ganhou uma bancada no tom mostarda. Destaque para a parede em estado bruto dando um diferente contraste com as obras de arte. No dormitório, cama, baú, luminárias, e obras de arte oferecem conforto para o casal num ambiente jovem e descontraído.
E no home Office, indispensável nos dias de hoje, destaque para uma Cadeira 360º com seu desenho inovador. “Um dos desafios na criação do Loft do Cineasta Consagrado foi imprimir a personalidade de Meirelles em um espaço contemporâneo, prático, aconchegante, que transmita a emoção de trabalhar com cinema”, diz Marília Veiga.
Fernando Meirelles nasceu em 9 de novembro de 1955 na cidade de São Paulo (SP). Entrou para a vida artística realizando vídeos experimentais com um grupo de amigos enquanto estudava arquitetura. Esse mesmo grupo fundou a produtora independente Olhar Eletrônico.
Nos anos 80, Meirelles começou a produzir programas de TV que ajudaram a revitalizar a programação brasileira, entre eles a série protagonizada por Ernesto Varela (personagem criado por Marcelo Tas), a TV Mix e a série infantil Rá-Tim-Bum. No fim dos anos 80, passou do vídeo para a película, dirigindo vários comerciais.
No começo dos anos 90, com Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro, montou a companhia de produção O2 Filmes. Durante a última década, se tornou um dos mais respeitados diretores de publicidade do país. Desde 1996, co-dirigiu dois curtas e dois longas-metragens.
Depois de alguns trabalhos para TV, em 1998 dirigiu seu primeiro longa-metragem para o cinema: a continuação do filme infantil O Menino Maluquinho. Quatro anos depois, com o filme Domésticas, conquistou diversos prêmios em festivais nacionais.
A grande virada de sua carreira viria em 2002. Dirigindo o aclamado Cidade de Deus, seu trabalho ganhou repercussão internacional, sendo considerado um dos melhores filmes do cinema brasileiro da década. O sucesso foi tão grande que Cidade de Deus recebeu quatro indicações ao Oscar, uma delas para Meirelles na categoria de Melhor Diretor.
Em 2005, firmou-se como um dos mais importantes diretores internacionais ao levar para o cinema O Jardineiro Fiel, trabalho que lhe valeu uma indicação ao Globo de Ouro e outra ao BAFTA, ambas na categoria de Melhor Diretor. Seu filme mais recente é Ensaio Sobre a Cegueira, baseado na obra do escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura. Fernando Meirelles é casado com Ciça Meirelles e pai de dois filhos: Francisco e Carolina.
Sobre Marília Brunetti de Campos VeigaCom experiência de 35 anos em design de interiores, Marília conquistou o reconhecimento da mídia especializada e realiza projetos no Brasil e no exterior. Participante de diversos eventos no setor: Casa Cor, Casa Hotel, Equipotel e Mostra Artefacto são alguns exemplos.
O resultado de tanta dedicação e competência é a satisfação do cliente e sua tranquilidade após a finalização de cada projeto, seja ele residencial ou corporativo. Com uma equipe especializada, sua empresa oferece suporte em todas as etapas do projeto: desde o estudo até a decoração final.